Qual é a doença mais comum do mundo?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

É impossível falar sobre as doenças mais comuns do mundo e não mencionar a depressão. De acordo com alguns especialistas, ela é uma das pandemias em curso no planeta.

Segundo o relatório, as principais doenças dessa categoria que afetam os brasileiros são doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta quarta-feira (11), em Genebra, na Suíça, que a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, é agora caracterizada como uma pandemia.

Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las

  1. 1 – Doenças Cardiovasculares. ...
  2. 2 – Câncer. ...
  3. 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias. ...
  4. 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas. ...
  5. 5Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.

No ranking das enfermidades, a hipertensão encabeça a lista, atingindo 14% da população, seguida das doenças da coluna (13,5%), artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5%), depressão (4,1%), doenças do coração (4%) e diabetes (3,6%).

Doenças cardiovasculares: principal causa de morte no mundo pode ser prevenida. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo.

MERS-CoV, foi identificada pela primeira vez em 2012, na Arábia Saudita, e desde então se espalhou para outros países do Oriente Médio, África e Ásia – letalidade de 35%; SARS – Síndrome respiratória aguda grave – é uma doença respiratória viral grave causada pelo coronavírus SARS-CoV.

Hoje vamos falar sobre a depressão. Considerada como o mal do século, essa doença atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo e causa diversos impactos nas atividades diárias da pessoa que possui a doença.

É a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo, contendo cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte, sustentados por mais de 120 mil termos codificáveis.

Porém, mesmo com todas as conquistas da ciência, algumas enfermidades permanecem sem cura conhecida, como acontece com o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia. Nesses casos, existem tratamentos qualificados e prolongados que podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Com um caso confirmado em 2023, Saúde está em alerta e monitora a febre maculosa. A febre maculosa é uma doença febril infecciosa, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. A espécie é encontrada com mais facilidade em locais próximos a matas, com umidade elevada.

A gripe espanhola é considerada uma das pandemias mais devastadoras e letais da história. A doença alastrou-se por todas as regiões do mundo e deixou o maior número de infectados e mortos, se comparada com outras pandemias.

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou a depressão como “o mal do século 21”, dada a elevação da sua incidência nos últimos anos e o grande impacto que o problema vem incutindo em nossa sociedade.

Além do coronavírus, ainda há outra pandemia ativa: 37,9 milhões de pessoas que convivem com o HIV (vírus da imunodeficiência humana), de acordo com os últimos dados disponibilizados pela Unaids (Programa da ONU para o combate do HIV/Aids), do fim de 2018.

As doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam no Brasil e no mundo. Em sua maioria, atinge as pessoas mais de idade, mas não se engane, essa doença também pode atingir pessoas mais jovens, por isso é importante estar atento aos sintomas que podem aparecer ao longo da vida.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

Foram cerca de 1,8 milhão de mortes em 2021, uma alta de 18% em relação ao ano anterior.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a segunda principal causa de morte no mundo, responsável por cerca de 11% dos óbitos.

3 – O nanismo é um termo usado no passado para situações de baixa estatura muito grave. Atualmente recomenda-se que este termo seja substituído. Essa situação manifesta-se principalmente a partir dos dois anos de idade, impedindo o crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência.