Qual é a doença do momento?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta quarta-feira (11), em Genebra, na Suíça, que a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, é agora caracterizada como uma pandemia.

A depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o "mal do século XXI". Doença silenciosa, ela ainda é incompreendida inclusive por quem sofre do problema. Já fala-se sobre uma epidemia de depressão pois ela atinge 10% da população mundial e esse índice aumenta a cada ano.

Quais as principais doenças do século 21 e por que têm aparecido?

  • Síndrome de Burnout. ...
  • Depressão. ...
  • Ansiedade. ...
  • Síndrome do pânico. ...
  • Obesidade. ...
  • Transtornos alimentares. ...
  • Insuficiência cardíaca.

Segundo a OMS, a depressão será também a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para os governos, devido aos gastos com tratamento para a população e às perdas de produção.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

Depois da Covid-19, da hepatite infantil de origem desconhecida que já causou a morte de alguns bebês, da varíola dos macacos, do reaparecimento da poliomielite em Nova York depois de mais de uma década desde o último caso relatado, agora mais uma patologia que recebeu o nome de “gripe do tomate” foi adicionada à lista ...

Depressão o chamado “mal do século 21”
A Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou a depressão como “o mal do século 21”, dada a elevação da sua incidência nos últimos anos e o grande impacto que o problema vem incutindo em nossa sociedade.

De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo.

Fatores pessoais: introversão e autocrítica excessiva
Há evidências de que a tendência a vivenciar emoções negativas (medo, raiva, tristeza, ansiedade), assim como alterações de humor e pensamentos negativos, implicam em maior risco de desenvolver um quadro depressivo.

Uma das principais explicações para esse aumento é o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia. Ligados a isso estavam as restrições à capacidade das pessoas de trabalhar, busca de apoio dos entes queridos e envolvimento em suas comunidades.

Problemas no coração, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes e câncer de pulmão estão entre as 10 doenças que mais matam no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Liderando a lista de enfermidades mortais, está a isquemia do miocárdio.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

É um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. De acordo com estudo epidemiológico a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%.

Com a depressão não é diferente. Por isso, é preciso usar todos os dias as armas que Deus nos deu para nos empenhar na luta até a cura. A Palavra de Deus não nos deixa ficar secos de tristeza e de desânimo. Pelo contrário, ela nos enche de vigor e força, nos devolvendo a vida, o sorriso e a alegria.