Qual é a doença do filme como se fosse a primeira vez?

Perguntado por: eribeiro2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

amnésia anterógrada

No filme, a personagem Lucy sofre de uma espécie de amnésia anterógrada fictícia, em que os eventos ocorridos durante o dia desaparecem à noite.

A amnésia anterógrada verdadeira afeta tanto as memórias recentes — podendo causar o esquecimento por minutos ou segundos — quanto as lembranças de médio-prazo, que acaba causando um “apagão” por dias ou semanas. Pegar no sono não tem nada a ver com a condição.

Como Se Fosse a Primeira Vez (2004) - Dirigido por Peter Segal, este filme apresenta uma mulher com amnésia anterógrada que a faz esquecer todos os eventos do dia anterior ao acordar. O filme mostra como o personagem principal tenta conquistá-la diariamente, apesar de sua condição.

No novo filme do estúdio, Procurando Dory, a peixinha é a protagonista, e parte oceano adentro em busca de seus pais após uma série flashbacks. “Dory tem amnésia anterógrada, ela não consegue registrar as coisas", explica Paulo Mattos, neurocientista do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Lembranças. Um número muito pequeno de pessoas é capaz de lembrar de quase todos os detalhes de sua vida. Elas têm a síndrome de hipertimesia.

Amnésia anterógrada – o paciente não consegue se lembrar de novas informações, como coisas que aconteceram recentemente. Informações que devem ser armazenadas na memória de curto prazo desaparecem. Isso geralmente é causado por trauma cerebral (dano cerebral a partir de uma pancada na cabeça, por exemplo).

A perda de memória pode ser classificada conforme o seguinte:

  • Retrógrada: amnésia para os eventos antes do evento que causou a amnésia.
  • Anterógrada: amnésia para os eventos após o evento que causou a amnésia.
  • Sensação-específica: amnésia para eventos processados por uma sensação, como audição.

Disponível no Amazon Prime Video, Como Se Fosse a Primeira Vez é uma comédia romântica bastante alegre, que fornece a Adam Sandler e Drew Barrymore a oportunidade de nos envolver em uma história doce.

Amnésia Retrógrada
Esse tipo é marcado pela dificuldade de acessar as lembranças anteriores ao momento do trauma que causou a perda de memória. Nesse caso, o indivíduo pode esquecer apenas alguns episódios ou toda a própria vida pregressa.

Causas de amnésia global transitória
Alguns especialistas questionam se as causas podem incluir convulsões, enxaquecas, problemas com o fluxo sanguíneo nas veias ou o bloqueio temporário das artérias que fornecem sangue ao lobo temporal (por exemplo, por um coágulo de sangue) e/ou fatores psicológicos.

Os pacientes muitas vezes procuram tratamento após um evento desencadeante. Mas amnésia retrógrada menos grave pode ser o sintoma de apresentação. Os episódios costumam durar 1 até 8 h, mas podem durar 30 minutos a 24 horas (raramente).

Refere-se a mudanças no foco de modo repetitivo. às diferentes áreas do cérebro, porém as áreas frontais cerebrais estão implicadas tanto nas formas superiores da atenção (atenção voluntária), quanto na preservação do comportamento dirigido a metas e na inibição aos estímulos irrelevantes.

A neuropsicologia é uma especialidade em psicologia que associa o estudo detalhado do sistema nervoso à análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.

Você sabe o que é Neuropsicologia? A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia, responsável por estudar e compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas. Dentre essas funções, podemos citar a memória, atenção, capacidade de julgamento, o raciocínio, as emoções e o comportamento.

Principais causas de esquecimento ou lapso de memória

  • Estresse e ansiedade. A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. ...
  • Depressão. ...
  • TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • Privação de sono crônica. ...
  • Medicamentos.

“Dory tem amnésia anterógrada, ela não consegue registrar as coisas", explica Paulo Mattos, neurocientista do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Assim que o filme nos apresenta o passado dela, percebemos o quanto aquilo era sério e o quanto ela lutava consigo mesma. No primeiro filme, a Dory me ensinou uma lição que repito comigo até hoje: continue a nadar. Isso significa continuar lutando e seguindo em frente, não importa o que aconteça.

É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade.

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.

O psicólogo diz que há até mesmo quem diga se lembrar de seu nascimento. Mas ele esclarece que isso não é possível. "Uma pessoa pode se lembrar de fragmentos da infância porque sua mãe disse algo como: 'Não se lembra que eu te levava para passear em um carrinho grande e verde? '.