Qual é a doença do CID R10?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O CID R10 – dor abdominal e pélvica – engloba desconfortos de natureza multifatorial. Por isso, tem ampla diversidade nas condutas médicas. Dores abdominais podem indicar problemas em órgãos como: Estômago.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

As doenças mais comuns são:

  • apendicite aguda;
  • colecistite aguda;
  • diverticulite aguda;
  • pancreatite;
  • anexite aguda.

Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não.

Os médicos não devem inserir o CID no atestado, salvo por pedido expresso de seu paciente ou de seu representante legal. Caso contrário, atentariam contra a privacidade da pessoa, o que sujeita o profissional à reparação devida.

CID R42 é o código para Tontura e instabilidade, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Colocar a CID (Classificação Internacional de Doenças) no atestado médico é permitido em apenas três situações: Justa Causa, exercício de dever legal e solicitação do próprio paciente ou de seu representante legal, sob pena de quebra do sigilo médico.

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.

Neste post apresentaremos 6 doenças que comumente causam o afastamento do trabalhador. Confira!
...
Clique aqui.

  1. Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  2. Síndrome de Burnout. ...
  3. Dorsalgia. ...
  4. LER. ...
  5. Hérnia de disco. ...
  6. Varizes.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

R00 - Anormalidades do batimento cardíaco.

CID R11: o que significa? O CID R11 – Náusea e vômitos representa uma condição causada por problemas estomacais. Quando uma indisposição (enjoo) é acompanhada de uma contração que força o conteúdo do estômago até o esôfago, de onde é expelido pela boca. Por vezes, também há dor na barriga.

R60 - Edema não classificado em outra parte.

Temos cinco tipos de abdome agudo:

  • Inflamatório;
  • Obstrutivo;
  • Perfurativo;
  • Hemorrágico;
  • Isquêmico ou vascular.

Raio X de abdome agudo
A radiografia de abdome agudo é muito importante para diagnosticar condições que necessitem de cirurgia, além de descartar casos de urgência e fazer uma análise mais completa. É usado em pacientes vítimas de traumas e com dor abdominal súbita.

Quais os sinais e sintomas de abdome agudo inflamatório?

  • Inicialmente dor mal localizada, que evolui para dor localizada em fossa ilíaca direita.
  • Sinal de Blumberg.
  • Febre.
  • Náusea.
  • Vômitos.
  • Anorexia.
  • Em gestantes a dor é em hipocôndrio direito.

Geralmente, são realizados exames de sangue e urina para identificar distúrbios que possam causar a dor. Exames adicionais são necessários apenas se as pessoas têm resultados de exames anormais, sinais de alerta ou sintomas de um distúrbio específico.

Entre as complicações, as mais comuns são as intestinais (60%), as biliares (40%) e as pancreáticas (4%).

Abdome agudo: Dor abdominal, em geral de início súbito, progressiva que costuma associar-se a doenças de resolução cirúrgica. Necessita de avaliação médica urgente. Algumas causas de abdome agudo são apendicite, colecistite, pancreatite, etc.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID.