Qual é a doença da Astrid?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Em 2012, Astrid foi diagnosticada com lúpus, doença inflamatória autoimune sem causa conhecida e classificada como rara. Ao descobrir, ficou 15 dias internada, quase entrou na hemodiálise, perdeu 14 quilos e os cabelos.

Além de sofrer com fibromialgia -- uma síndrome clínica que se manifesta com dor nas musculações -- Lady Gaga também enfrenta o lúpus. Até o momento, contudo, ela não apresentou nenhum sintoma da doença.

Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias).

A artrite ou inflamação das articulações pode estar presente em mais da metade dos pacientes e se manifesta como uma dor persistente acompanhada de inchaço, calor e sensação de rigidez (entorpecimento ou retesamento) em uma ou mais articulações. Geralmente, isso indica que o lúpus está ativo.

PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

Os sinais mais comuns são: lesões na pele, alterações no sangue (como baixa contagem de suas células), problemas no fígado e no coração.

Causas da síndrome do lúpus cutâneo
Acredita-se que a doença resulta de uma combinação de genes, hormonas e fatores/gatilhos ambientais como exposição solar, tabagismo, stress, etc. O lúpus pode ser hereditário e as mulheres são muito mais propícias a ter lúpus do que os homens.

Sim, você pode ter uma vida sexual plena, mas é possível que, durante os períodos de atividade da doença, seu desejo e desempenho sexual diminuam temporariamente em decorrência da fadiga, dores ou outros sintomas. Quando a doença está em remissão, a qualidade de vida e da vida sexual geralmente retornam ao normal.

Evidências sugerem que a vitamina D tenha um grande potencial na regulação da resposta imunológica. Diversos estudos têm demonstrado que a deficiência e a insuficiência de vitamina D estão presentes em várias doenças autoimunes, em especial no LES: seus níveis estão inversamente relacionados com a atividade de doença.

Segundo a cantora, seu caso é de ordem genética, de acordo com investigações que confirmaram que a cantora era portadora do gene indicativo de predisposição para a doença. Em 2015, a cantora Selena Gomez anunciou ter a doença e chegou a fazer um transplante de rim em 2017 devido ao lúpus.

A fadiga é um dos sintomas iniciais da doença em mais da metade dos pacientes com lúpus.

Quais as causas do Lúpus? A causa do lúpus não é totalmente conhecida, mas pode estar associada a fatores ambientais, genéticos, hormonais e infecciosos. A exposição solar excessiva também parece desencadear a doença em pessoas com predisposição genética, além do uso de determinados medicamentos e infecções virais.

Apesar de não ter cura, o lúpus pode ser controlado com uso de remédios que ajudam a diminuir a ação do sistema imune. Cerca de 30% a 40% das pessoas que têm a doença apresentam maior sensibilidade aos raios ultravioletas que, na maioria das vezes, geram surgimento de novas lesões na pele e crises de atividade do LES.

Tanto o lúpus quanto a epilepsia podem ser incapacitantes e ser causa de aposentadoria por invalidez quando a inspeção médico-pericial detectar um grau de disfunção social e laboral que inviabilize os serviços.

Lúpus Sistêmico
Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

O lúpus cutâneo ou discóide é o local onde lesões espessas e escamosas se formam em nossa pele, inclusive no couro cabeludo. O lúpus discóide realmente mata os folículos capilares. Ou seja, os folículos não podem mais produzir cabelo e neste caso, geralmente é uma queda de cabelo permanente.

O que é Lúpus? O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica autoimune cuja causa envolve múltiplos genes, fatores hormonais e ambientais. Além disso, <é uma doença com ampla variabilidade de apresentação, gravidade e curso clínico e evolui habitualmente com períodos de atividade e de remissão.

Continuar lendo Quem é a deusa Astrid?