Qual é a divisão de linguagem?

Perguntado por: cramos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Os estudos da linguística estão divididos em fonética, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e estilística. Há ainda três áreas relacionadas: lexicologia, terminologia e filologia. No Brasil, existem diversas faculdades de linguística.

Há 4 tipos de gramáticas: normativa, descritiva, histórica e comparativa. Ao mesmo tempo, a gramática da língua portuguesa é dividida em fonologia, morfologia e sintaxe. Nessa divisão, há gramáticos que incluem a semântica.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Funções da linguagem

  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático.

A linguagem verbal consiste no uso de palavras escritas ou faladas. Podemos citar as conversas do cotidiano. A linguagem não verbal é quando usamos apenas imagens, gestos, silêncio, barulhos etc. para efetivarmos um significado.

Quer dizer, sempre que uma pessoa fala com outra ou quando escreve e lê mensagens está usando palavras para se comunicar. Ou seja, está usando a linguagem verbal. Isso significa que artigos, revistas, livros, seminários, reportagens, filmes e conversas são exemplos de linguagem verbais.

de verificar a organização dos diferentes níveis linguísticos, como o fonológico, o sintático, o semântico e o pragmático.

O que é LINGUÍSTICA? A LINGUÍSTICA investiga a língua, estuda a gramática, linguagem verbal e escrita e a evolução de um idioma.

A sintaxe visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. Já a Semântica investiga as propriedades do significado bem como o estudo do significado das expressões das línguas naturais.

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas. Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida.

Confira mais detalhes sobre cada tipo de comunicação, quando usá-los e como aprimorá-los!

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

A linguagem culta ou padrão é aquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências que se apresentam com terminologia especial. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais.

A Estilística é parte dos estudos gramaticais que se dedica à expressividade da linguagem, diferindo erros e traços estilísticos. A Estilística é a parte dos estudos da linguagem que, como o próprio nome denota, preocupa-se com o estilo.

Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos. Tipos de Linguagem: Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.

As funções da linguagem correspondem à forma como o falante da língua utiliza a linguagem, consoante a intenção da mensagem que ele quer transmitir. Confira abaixo uma seleção de exemplos de textos e frases que ilustram todas as funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, fática, apelativa e metalinguística.

A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.

A linguagem humana, é uma linguagem adquirida porque resulta de um processo de aprendizagem que se prolonga durante vários anos e supõe a integração num grupo socio-cultural, o primeiro dos quais a família. A linguagem humana é o resultado de uma herança cultural.