Qual é a divisão da Geografia?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Geografia é uma ciência síntese da relação homem-natureza, logo, estuda as transformações ocasionadas pelo homem no espaço geográfico. Nesse sentido, a Geografia divide-se em dois grandes campos de estudo: a Geografia Humana e a Geografia Física. Na Geografia Humana, enfoca-se nos estudos da sociedade.

Resumo sobre Geografia Física
São ramos tradicionais da Geografia Física a geomorfologia, a geologia, a pedologia, a climatologia, além dos estudos de vegetação e hidrografia.

Trata-se das chamadas categorias da Geografia. Os principais conceitos da Geografia, nesse sentido, são: lugar, paisagem, região e território.

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul. A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México.

Divisão administrativa é a forma de se dividir o território de um país em diversas partes. Essas partes são chamadas de províncias, unidades federativas ou estados. Esses, por sua vez, também são subdivididos em municípios que podem estar divididos em um ou mais distritos.

A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Vale destacar que além desses tópicos importantes em um curso de geografia, existe também cinco temas atrelados a eles, que são:

  • Território e Localização;
  • Lugar;
  • Interação Humana com o Ambiente;
  • Movimento;
  • Região.

A geografia é o campo da ciência que estuda a relação do ser humano com o espaço em que ele habita. Além disso, também estuda a superfície da Terra e como as paisagens ao nosso redor se formam e se comportam.

A Geografia do Brasil compreende aspectos como área, clima, hidrografia, relevo, vegetação, entre outros. Localizado na América do Sul, sua extensão é de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão (8.515.759,090 km2) o que faz dele o quinto maior país do mundo. Também é um dos países mais populosos.

Os principais fatores geográficos são: a latitude, a altitude, a maritimidade, a continentalidade, a vegetação, as correntes marítimas, o solo e o relevo.

A geografia urbana estuda as cidades e os fenômenos que acontecem no espaço urbano.

A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.

A Geografia é uma ciência síntese da relação homem-natureza, logo, estuda as transformações ocasionadas pelo homem no espaço geográfico. Nesse sentido, a Geografia divide-se em dois grandes campos de estudo: a Geografia Humana e a Geografia Física. Na Geografia Humana, enfoca-se nos estudos da sociedade.

Exemplos de espaço geográfico e categorias geográficas
Para entender como ocorrem as diferentes relações humanas com a natureza, o espaço geográfico é dividido em categorias geográficas, como: lugar, território, região e paisagem.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

A definição mais aceita sobre território, entre os geógrafos, é o espaço geográfico apropriado por relações de poder, ou seja, quando uma pessoa ou uma organização exerce um domínio ou um poder sobre uma determinada área, ela passa a ser o seu território.

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos.