Qual é a distribuição eletrônica do cloro?
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7.
O que e Cl2 na química?
O gás cloro (Cl2) é tóxico e irritante, tal condição fez com que fosse utilizado como arma química durante a 1ª Guerra Mundial. Esse gás provoca irritação no trato respiratório e na pele, retenção de água nos pulmões, lacrimejamento e quando inalado em grandes quantidade pode levar até a morte.
Quantos elétrons tem o cloro na camada de valência?
Camada de Valência: 3s2 3p5, o Cl possui 7 elétrons na camada de valência.
Como se faz a distribuição eletrônica?
Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes ...
Qual é a distribuição eletrônica?
A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
Como se forma o cloro?
O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).
Que tipo de ligação entre os átomos de cloro?
Questão A ligação química existente entre os átomos de cloro na molécula do gás cloro é do tipo covalente. dupla apolar.
Quantos átomos tem o Cl2?
Substâncias diatômicas: possuem apenas dois átomos na molécula, caso dos halogênios, como o gás cloro (Cl2), o gás nitrogênio (N2), o gás oxigênio (O2), o gás bromo (Br2).
Como fazer a distribuição de elétrons nas camadas?
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Como descobrir a camada de valência Na distribuição eletrônica?
A camada de valência pode ser descoberta pela utilização das técnicas de distribuição eletrônica, utilizando-se o diagrama de Pauling. A organização da Tabela Periódica também pode ser usada para descoberta da camada de valência.
Qual a carga do cloro?
Conclusão: os íons de cloro possuem carga negativa; os íons de sódio possuem carga positiva.
Como saber a distribuição eletrônica de um elemento?
Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.
O que e distribuição eletrônica na tabela periódica?
A forma como os elétrons estão distribuídos ao redor do núcleo, em camadas ou níveis de energia, é chamada de distribuição eletrônica. A distribuição eletrônica refere-se ao modo como os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
Quais são as 7 camadas eletrônicas?
O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.
Qual a ordem da distribuição eletrônica?
Linus Pauling descobriu que a energia dos subníveis cresce na ordem: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d… Ordem geométrica é a ordenação crescente de níveis energéticos, ou seja, pelas camadas.
Como saber a família pela distribuição?
Para saber de qual família (coluna) o átomo é, podemos contar quantos elétrons existem na camada de valência ou no subnível mais energético.