Qual é a distância segura de um veículo para o outro?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.

É o percurso que o veículo faz durante o tempo de reação do motorista diante de um perigo – como tirar o pé do acelerador e colocar no freio. A distância percorrida depende da velocidade e da rapidez de reação do condutor.

A recomendação feita por especialistas aos condutores é de que se mantenha uma distância de pelo menos três segundos da condução que está a sua frente, mas como calcular isso?

Em se tratando de colisão traseira, temos o artigo 29 , II , do Código de Trânsito Brasileiro , o motorista tem o dever de guardar distância segura do veículo que trafega à sua frente, bem como do veículo que trafega ao seu lado. Presume-se, portanto, a culpa daquele que bate na parte traseira de outro veículo.

Por precaução, mantenha uma distância segura dos veículos, de cinco metros pelo menos, durante a manobra de ultrapassagem.

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

30 metros

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

Essa dica é conhecida como regra dos 2 segundos e serve para o condutor ter uma ideia da distância frontal que deve guardar de um veículo que esteja andando à sua frente. Vamos lá: Quando estiver circulando na via, fixe um ponto em sua mente (pode ser uma árvore, uma placa de sinalização ou outro ponto de referência).

No artigo 182, temos as infrações cometidas pelo condutor que imobiliza seu veículo, com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque e desembarque de passageiros, nos locais descritos em um dos seus dez incisos.

230 do Código de Trânsito Brasileiro diz respeito a conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, não se tratando de natureza grave ou gravíssima.

Distância de Reação (DR): É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê a situação de perigo até o momento em que pisa no freio, ou toma alguma atitude.

Conheça 5 dos mandamentos da Direção Defensiva:
“Proibido mudar de faixa”, “circulação exclusiva de ônibus”, “uso obrigatório de correntes nos pneus”. Você conhece bem, por exemplo, as placas de trânsito?

8 - Quando um condutor está dirigindo a frente de outro veículo e o mesmo pede passagem, o comportamento correto será: Facilitar-lhe a passagem pelo lado direito da via.

Quem respeitar a distância, levando em conta as condições do tempo e da via, velocidade, pneus e freios do veículo, seja em perímetro urbano ou rodovias certamente aumentará a sua segurança e capacidade de reflexo em situações de perigo.

Vejamos: "Normalmente, em colisões de veículos, culpado é o motorista que caminha atrás, pois a ele compete extrema atenção com a corrente de tráfego que lhe segue à frente. Mas a regra comporta exceção, como a frenagem repentina, inesperada e imprevisível do veículo da frente". (RT, 363/196).

Saiba mais sobre esse MITO. Muito se ouve dizer que quem bate na traseira de um veículo SEMPRE tem culpa (presunção absoluta), contudo isso é MITO.

De acordo com o CTB, nas vias nas quais não há sinalização específica a preferência é:

  • no caso de apenas um dos fluxos ser proveniente de rodovia, daquele que estiver circulando por ela;
  • no caso de rotatória, daquele que estiver circulando por ela;
  • nos demais casos, de quem vier pela direita do condutor.

A distância de seguimento garante tempo de reação suficiente em situações de emergência no trânsito. A distância de seguimento no trânsito é o espaço físico que um motorista deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente enquanto está em movimento.

Doutrina. "Anuncia o §1º do art. 29 do Código Penal: 'Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço'.

A distância é definida como a magnitude ou o tamanho do deslocamento entre duas posições. Observe que a distância entre duas posições não é igual à distância percorrida entre elas. A distância percorrida é o comprimento total do caminho percorrido entre duas posições.