Qual é a distância de um veículo para o outro?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A cada 20 km/h de velocidade, o motorista deve sempre manter a distância de um veículo. Desta forma, a 60 Km/h, a distância do carro da frente deve ser de três veículos”, exemplifica Janete.

Manter uma distância segura do veículo à frente
Se a regra em pista seca costuma ser de respeitar uma diferença de dois segundos, na chuva, esse intervalo deve ser de, pelo menos, quatro segundos.

É o percurso que o veículo faz durante o tempo de reação do motorista diante de um perigo – como tirar o pé do acelerador e colocar no freio. A distância percorrida depende da velocidade e da rapidez de reação do condutor.

Em se tratando de colisão traseira, temos o artigo 29 , II , do Código de Trânsito Brasileiro , o motorista tem o dever de guardar distância segura do veículo que trafega à sua frente, bem como do veículo que trafega ao seu lado. Presume-se, portanto, a culpa daquele que bate na parte traseira de outro veículo.

30 metros

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

Manter distância do veículo que vai à sua frente: ela deve ser de 3 segundos. Para calcular basta observar o momento em que o veículo passa por algum objeto fixo na pista e conte em quanto tempo você chegou ao mesmo objeto. Se for menor que 3 segundos, desacelere para garantir distância maior.

Motoristas que se recordam das aulas teorias para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sabem que não há necessidade de placas indicando que é proibido estacionar a menos de cinco metros de esquinas.

Por precaução, mantenha uma distância segura dos veículos, de cinco metros pelo menos, durante a manobra de ultrapassagem.

Essa dica é conhecida como regra dos 2 segundos e serve para o condutor ter uma ideia da distância frontal que deve guardar de um veículo que esteja andando à sua frente. Vamos lá: Quando estiver circulando na via, fixe um ponto em sua mente (pode ser uma árvore, uma placa de sinalização ou outro ponto de referência).

O máximo de 8 metros.

- Distância de parada – É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via. Ou seja, é a soma da distância da reação com a distância da frenagem.

Conheça 5 dos mandamentos da Direção Defensiva:
“Proibido mudar de faixa”, “circulação exclusiva de ônibus”, “uso obrigatório de correntes nos pneus”. Você conhece bem, por exemplo, as placas de trânsito?

Distância de Reação (DR): É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê a situação de perigo até o momento em que pisa no freio, ou toma alguma atitude.

De acordo com o CTB, nas vias nas quais não há sinalização específica a preferência é:

  • no caso de apenas um dos fluxos ser proveniente de rodovia, daquele que estiver circulando por ela;
  • no caso de rotatória, daquele que estiver circulando por ela;
  • nos demais casos, de quem vier pela direita do condutor.

A distância de seguimento garante tempo de reação suficiente em situações de emergência no trânsito. A distância de seguimento no trânsito é o espaço físico que um motorista deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente enquanto está em movimento.

Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.