Qual é a distância de reação?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

A distância de reação é aquela que o veículo percorre desde o instante em que o motorista vê o obstáculo ou a situação de perigo até o momento em que efetivamente pisa no freio.

A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

Distância de Reação (DR): É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê a situação de perigo até o momento em que pisa no freio, ou toma alguma atitude. Distância de Frenagem (DF): É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento da imobilização total do veículo.

O tempo médio de reação de uma pessoa jovem em bom estado de saúde varia entre 0,15 e 0,45s. Este é praticamente o tempo que o cérebro necessita para processar as informações que está recebendo e definir uma ação, segundo FEIS (2012).

O tempo de reação é o intervalo de tempo gasto entre a geração de um estímulo e uma ação motora. O tempo de reação é o intervalo de tempo existente entre a geração de um estímulo visual, audível, etc., e a ação motora.

Regra dos dois segundos
– Quando o veículo da frente passar pelo ponto fixo, comece a contar. – Conte dois segundos pausadamente. – A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem dos dois segundos.

A distância de segurança no trânsito representa a distância mínima em que dois veículos devem manter entre si para evitarem colisões em casos de freadas bruscas.

A distância de percepção pode ser definida como o tempo que leva para reconhecer uma situação e determinar se é necessário parar. Você sabia que esse tempo geralmente é de cerca de três quartos de segundo? Em termos gerais, a distância de percepção é aquela distância que um veículo percorre durante esse tempo.

Mantenha também uma distância de pelo menos 3 segundos do veículo à sua frente. Para calcular isso, observe o momento em que o veículo passa por algum objeto fixo na pista e conte em quanto tempo você alcançou o mesmo objeto. Se esse tempo for menor que 3 segundos, desacelere e tome uma distância maior.

Conhecimentos necessários para evitar colisões e acidentes

  • Distância de seguimento.
  • Distância de reação.
  • Distância de frenagem.
  • Distância de parada.

Porém, para aumentar a sua segurança e a de seu veículo, coloque o triângulo de sinalização a uma distância correspondente à velocidade da via em que ele está. Por exemplo, se a velocidade é de 40 km/h, o triângulo deve estar a 40m do veículo.

Em média, o tempo de reação costuma estar entre 0,2 e 0,7 segundos, durante os quais o veículo continua se movendo com velocidade constante. Por menor que pareça esse intervalo, é o bastante para um carro a 80 km/h, por exemplo, percorrer pelo menos 4 metros. Esse valor é equivalente à distância de reação do carro.

Antes de acionar os freios, o carro percorreu 25 metros e depois de acionados ainda percorreu 40,5 metros até parar completamente. Portanto, à distância percorrida pelo automóvel, do instante em que o condutor viu o obstáculo, acionou os freios e parou, foi de 40,5 + 25 = 65,5 metros.

A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. Atenção redobrada em dias chuvosos também pode evitar acidentes por falha humana.

A capacidade de reação a estímulos externos, conhecida como velocidade de reação motora ou tempo de reação (TR), é o intervalo de tempo entre o momento da apresentação do sinal externo e o início da resposta muscular apropriada(5), sendo essencial para competidores de judô.

Como melhorar nosso tempo de reação

  1. Sprints com sinal. Peça a um amigo ou parceiro de treino para te ajudar a praticar sprints a partir de um sinal explosivo. ...
  2. Treinando a técnica. Ao praticar exercícios em baixa velocidade, seu corpo se acostuma com os movimentos e se lembra deles. ...
  3. Pliometria. ...
  4. Corridas na natureza.