Qual é a diferença que existe entre educar e instruir?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quando estamos a desenvolver as faculdades físicas de alguém, estamos a instruí-lo; quando estamos a desenvolver as faculdades intelectuais de alguém, estamos a ensiná-lo. Só quando estamos a desenvolver as capacidades morais de alguém é que estamos a educá-lo.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, ...

1 - A instrução visa a comprovação judicial da decisão de deduzir acusação ou de arquivar o inquérito em ordem a submeter ou não a causa a julgamento.

1 Ato ou efeito de instruir(-se). 2 Transmissão de conhecimentos. 3 Explicação sobre o uso de algo: É importante ler as instruções antes de usar a nova cafeteira. 4 Educação em estabelecimento de ensino: “[…]

1 arrotear, capacitar, civilizar, criar, desembrutecer, desemburrar, desmoitar, doutrinar, ensinar, formar, habilitar, iluminar, ilustrar, informar, instruir, lapidar, lecionar, nutrir, prelecionar, preparar, qualificar, urbanizar. Adestrar animais: 2 domesticar, adestrar, amestrar, disciplinar, domar, treinar.

Deus quer que sua palavra seja ensinada às crianças
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. A educação está no centro da Lei de Deus, todas as pessoas devem aprender ela, e com isso os pais ganham um papel muito importante.

Educare, no latim, era um verbo que tinha o sentido de “criar (uma criança), nutrir, fazer crescer. Etimologicamente, poderíamos afirmar que educação, do verbo educar, significa “trazer à luz a idéia” ou filosoficamente fazer a criança passar da potência ao ato, da vir- tualidade à realidade.

Art. 229 da Constituição: Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores... Sendo assim, se, por exemplo, tivermos pais que são pedagogos ou professores então eles podem ensinar seus próprios filhos em casa.

A educação em casa
A família é a primeira educadora da criança. Isso porque, na maioria das vezes, o primeiro contato social que ela tem é com os pais, irmãos e familiares mais próximos. É por meio da família que a criança aprende sobre valores e as noções de como se relacionar em sociedade.

Cultura: 1 ciência, conhecimento, cultura, erudição, estudo, ilustração, sabedoria, saber. Educação formal: 2 doutrina, alfabetização, educação, ensinamento, ensino, formação, lição.

Indicações para a realização de algo: 1 dicas, indicações, orientações, tutorial.

O que deve ser incluído em uma instrução de trabalho?

  1. Título e breve descrição da tarefa.
  2. Objetivos ou resultados esperados.
  3. Objetivo da tarefa.
  4. Escopo da tarefa.
  5. Ferramentas ou habilidades necessárias.
  6. Requisitos de segurança.
  7. Instruções passo a passo para a tarefa.
  8. Resultado esperado para cada passo.

Com isto no pensamento podemos categorizar os tipos de instruções como se segue:

  • Processamento de Dados : Instruções aritméticas e lógicas.
  • Armazenamento de Dados: Instruções de memória.
  • Movimento de Dados: Instruções de E/S.
  • Controlo: Instruções de teste e de derivação.

Partes de uma instrução. Em arquiteturas tradicionais, uma instrução inclui um código de operação que especifica a operação a ser executada, como adicionar conteúdo da memória para um registrador, tendo zero ou mais operandos especificados, que podem referenciar registradores, posições de memória ou dados literais.

As várias palavras gregas que os estudiosos têm traduzido como “instruir” ou palavras similares em nossas versões do Novo Testamento podem significar “ensinar”, “admoestar”, “aconselhar”, “provar” ou mesmo “avisar”.

educareducar | v. tr. | v. pron.
...
e·du·car car

  1. Dar educação a.
  2. Criar e adestrar (animais).
  3. Cultivar (plantas).
  4. Adquirir os dotes físicos, morais e intelectuais que dá a educação.