Qual é a diferença entre vestibular e faculdade?

Perguntado por: ocortes6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. Basicamente, funciona assim: o candidato tem um período determinado para se inscrever no concurso e realiza a prova junto aos demais, em datas e horários específicos definidos pela faculdade.

É preciso vestibular para entrar na faculdade? Para as universidades públicas, o vestibular é a única forma de ingresso de novos alunos – com exceção em alguns casos, como a admissão, em vagas remanescentes, de candidatos que já possuem diploma de ensino superior.

Não existe uma definição capaz de atestar o vestibular como mais fácil que o Enem ou o contrário. O indicado é o estudante avaliar os aspectos de cada processo seletivo e optar pelo mais conveniente para atingir seus objetivos.

São vários os fatores que podem gerar este tipo de situação, mas o principal é a falta de base acadêmica prévia (defasagem no Ensino Fundamental e Médio).

Passar no vestibular na primeira tentativa pode ser bastante difícil dependendo do histórico do estudante, do curso e da instituição que ele escolher para prestar o exame. Alunos que sempre tiveram um desempenho incrível na escola e, principalmente, no ensino médio, terão mais facilidade no vestibular.

Em algumas universidades, por exemplo, se o aluno acerta pelo menos 75% das questões do vestibular, recebe uma bolsa de estudos integral válida até a conclusão do curso. Em outras, o primeiro e o segundo colocado recebem bolsa de 100% e 50%, respectivamente.

Faça a matrícula no curso
Pronto, finalmente chegou o momento de garantir a sua vaga e realizar a matrícula! A instituição de ensino escolhida deve divulgar a data, local em que ela deve ser feita e demais documentos necessários. Fique de olho e não deixe passar nenhuma informação!

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga. Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades. Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.

Estudar em faculdade particular é mais fácil
De fato, em alguns cursos vemos uma dificuldade maior em obter aprovação no vestibular em universidades públicas. Entretanto, em muitas faculdades particulares, também não é tão simples ser aprovado. E, ainda que seja, isso não deve ser visto como uma desvantagem.

Aqui não existe melhor nem pior. Tanto o Enem como o Vestibular têm suas vantagens. Basicamente, a nota do Enem é usada em diversos processos seletivos, o que abre mais oportunidades aos candidatos. O Vestibular geralmente é focado no ingresso em uma universidade específica, que pode ser pública ou privada.

Inclusive, muitos optam até por se inscreverem em mais de um processo seletivo para aumentarem suas chances de ingressar na faculdade que desejam. Na verdade, não há um limite de vestibulares que se pode prestar. Ou seja, o aluno pode fazer quantos quiserem.

Quais questões sempre caem no vestibular?

  • Questões de Conhecimentos Gerais.
  • Língua Portuguesa.
  • Questões de Matemática.
  • Dicas sobre as questões de línguas estrangeiras.
  • O que sempre cai nas provas sobre Biologia?
  • Questões de História. História Geral.
  • Questões comuns de Filosofia.

7 dicas para lidar com essa situação

  1. Não passar de primeira não significa que você não vai conseguir passar. ...
  2. Analisar onde errou. ...
  3. Elaborar um novo plano de estudos. ...
  4. Focar nos aprendizados. ...
  5. Considerar novas alternativas. ...
  6. Faça um intercâmbio. ...
  7. Não desista!

Em tese, se recomenda 4 horas diárias de estudo. Mas, como isso varia, é importante avaliar alguns pontos antes de escolher seu plano de estudos.

De acordo com o dicionário Michaelis, calouro pode ser definido como um “ingressante de uma instituição ou corporação, em especial aluno do primeiro ano de uma academia ou faculdade; novato, primeiranista, recruta”. Já o termo bixo nada mais é do que uma maneira informal de chamar os novos alunos de uma instituição.