Qual é a diferença entre vesícula e bolha?

Perguntado por: hfogaca2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Definição: São elevações do epitélio contendo líquido no seu interior. A membrana de revestimento pode ser fina ou espessa, conforme a lesão esteja localizada sub ou intra epitelial. São consideradas vesículas aquelas que não ultrapassam 3 mm no seu maior diâmetro, sendo o restante considerado bolha.

Causas comuns:
Reações alérgicas a medicamentos. Dermatite atópica (eczema) Doenças com bolhas na pele, incluindo porfiria cutânea tardia e dermatite herpetiforme. Varicela.

O termo lesão polipoide da vesícula biliar (LPVB) é definido como qualquer projeção (lesão elevada) na superfície mucosa da parede da vesícula. Embora a maioria das lesões polipoides seja de caráter benigno, alguns carcinomas precoces da vesícula biliar podem apresentar as mesmas características.

As bolhas na pele podem surgir em resposta à uma irritação ou inflamação, como no caso de alergias, brotoejas ou disidrose, mas também podem surgir devido a infecções causadas por vírus, como herpes, varíola humana ou varíola dos macacos, podendo afetar qualquer parte do corpo em adultos ou crianças.

A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética e hereditária rara, que provoca a formação de bolhas na pele por conta de mínimos atritos ou traumas e se manifesta já no nascimento.

Na maioria dos casos a pápula pode ser tratada em casa. Para isso é importante evitar materiais que irritem a pele, não esfregar a região na hora de lavá-la e usar sempre água morna, e não quente. O sabonete também deve ser suave para não agredir a pele e nunca passar maquiagens, cremes ou loções na área afetada.

Diversas doenças da pele levam ao aparecimento de pápulas. São consequência, por exemplo, de um processo inflamatório ou dermatite na pele. Também podem surgir por conta da picada de inseto em um determinado local na pele.

Geralmente, uma única aplicação do laser é o suficiente para remoção de todas as pápulas, mas há casos em que ela deverá ser repetida duas ou três vezes.

A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.

O que é Vesículas? Uma vesícula é uma pequena bolha cheia de líquido que pode surgir em qualquer lugar da pele. As vesículas costumam ter de cinco a dez milímetros de largura em média e se rompem facilmente, deixando que o fluido se escorra pela pele.

Ultrassom abdominal é o principal exame para detectar pedra na vesícula. Poucas pessoas já ouviram falar em colelitíase, mas certamente conhecem os perigos das temidas pedras na vesícula, que, além da dor no abdômen, podem causar dor nas costas, náuseas e vômitos.

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

Sintomas de vesícula inflamada
Dor aguda no lado direito do abdome. Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes.