Qual é a diferença entre uma rocha e uma pedra?

Perguntado por: acastro4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Embora a resposta para esse questionamento é simples, por muitas vezes ocorra confusão quanto ao significado. De forma simples e direta, rocha é um material sólido, composto por minerais, formado de forma natural. Já as pedras, são materiais sólidos resistentes ao toque.

Resumindo: as pedras crescem na fase de formação de cristais por resfriamento de lava ou por evaporação de uma solução. Depois de formadas, o normal é não sofrerem mudança de volume, mas, em certas condições, podem aumentar e até diminuir de tamanho.

Ele explica que as pedras são compostas por minerais ou vidro vulcânico. No primeiro caso, as rochas resultam da combinação de elementos comuns como oxigênio e silício - que representam 47% e 27% da crosta terrestre, respectivamente - com outros componentes.

Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

São classificadas em três formas diferentes
A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe.

A formação dos solos tem início por meio da decomposição química e desestruturação mecânica de uma camada de rocha, que, então, passa a ser chamada de rocha-mãe ou rocha matriz, uma vez que é ela quem dá origem ao perfil de solo. Dá-se o nome de pedogênese ao processo de formação de um solo.

Sua dureza tem a ver com o tipo de mineral que a forma. Por exemplo, o granito é bem duro porque e formado por minerais duros. Já uma pedra de calcário, que é formada pelo mineral calcita, não é tão dura. Na natureza existem diversos tipos de rochas.

Diamante

1. Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood.

Como o diamante é formado? O diamante é um mineral composto de carbono, formado sobre alta pressão e temperatura. Já o kimberlito é uma rocha vulcânica formado em grande profundidade e ele é a rocha onde o diamante está presente como fonte primária.

Podem surgir a partir das ígneas, sedimentares, ou até mesmo de outras rochas metamórficas. As rochas mais antigas são as ígneas e em sequência as metamórficas, datadas das eras Pré-Cambriana e Paleozoica, respectivamente.

Tendo como matéria-prima protagonista as rochas, essas criações se utilizam de metais brutos como elementos estruturais.

As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso. A junção de minerais forma as rochas.

O termo rocha é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológico, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes, dura , a rocha não é homogênea. Ela não tem continuidade física de um mineral e, portanto, pode ser subdividida em todos os seus minerais constituintes.

Numa rocha são necessários, por exemplo, 106 bilhões de anos para que metade do samário original (147Sm) se transforme em neodímio. Portanto, a meia-vida do samário é de 106 bilhões de anos (106 Ga ou 106.000 milhões de anos).

Rochas ígneas (mais conhecidas como Magmáticas) são resultado da solidificação e consolidação do magma, daí o nome rochas magmáticas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.

rocha ígnea

Granito é uma rocha ígnea ácida plutônica de composição quartzo-feldspática. Ocorrendo em todos os ambientes continetais, sendo raras as ocorrências em ambiente oceânico.

rocha metamórfica

O mármore é uma rocha cristalina e compacta. É uma rocha metamórfica que é proveniente de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, por isso as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.