Qual é a diferença entre um capacitor é um condensador?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

De forma prática, o capacitor (também chamado de condensador ou acumulador) é um componente eletrônico que tem a capacidade de armazenar cargas elétricas ao ocorrer uma diferenciação no potencial elétrico em seus terminais.

Um capacitor ligado a uma certa bateria armazena uma certa quantidade de carga, outro capacitor ligado à mesma bateria armazena uma outra quantidade de carga. A capacitância é o número que nos diz o quão bom aquele capacitor é para armazenar carga.

Basicamente, uma bateria é um dispositivo eletroquímico que por meio de reações de oxirredução converte energia química em energia elétrica. Já um capacitor é um dispositivo que armazena cargas elétricas por meio de um campo eletrostático.

Conforme mencionamos, os capacitores servem principalmente para armazenar cargas elétricas. Eles também são aplicáveis a circuitos alimentados por correntes elétricas alternadas, quando se deseja a formação de uma corrente elétrica contínua, no caso de eletrodomésticos como máquinas de lavar e geladeiras.

Quanto maior for a tensão (Voltagem), menor a capacitância (Uf). Em muitos casos quando o capacitor está com defeito os aparelhos elétricos apresentam diminuição de potência, ruídos no motor entre outros, neste caso recomenda-se a troca deste componente.

Quando o capacitor está carregando ou descarregando existe um valor variável de corrente elétrica. Mas, como entre as placas do capacitor existe um material dielétrico, essa energia não passa de um aplaca para outra, ficando assim, armazenada.

Energia no capacitor
Sabemos que um capacitor é capaz de armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Uma maneira de se determinar essa energia potencial é utilizar um método gráfico.

Leia também

  • 1- Capacitor Eletrolítico:
  • 2- Capacitor de Poliéster:
  • 3- Capacitor Cerâmico:
  • 4- Capacitor de Tântalo:
  • 5- Capacitor de Mica:
  • 6- Capacitor SMD:
  • 7- Capacitor variável:
  • 8- Capacitor a Óleo e Papel:

Os capacitores estão presentes em flashes das máquinas fotográficas, ventiladores e muitos outros aparelhos eletro-eletrônicos do nosso dia-a-dia1. Denomina-se capacitor ou condensador o conjunto de condutores dielétricos arranjados de tal forma que se consiga armazenar a máxima quantidade de cargas elétricas.

Podemos sempre usar um capacitor de mesmo valor e tensão maior que a especificada, sem problemas. O único problema que pode ocorrer é que o capacitor de maior tensão, por ter um dielétrico mais grosso, pode ser maior em tamanho, o que em alguns, se as dimensões forem muito maiores, pode dificultar sua instalação.

Capacitor Eletrolítico: tem definida sua polaridade positivo (+) negativo (-), caso seja invertido pode entrar em curto e ser inutilizado, podendo até explodir.

Na descrição do capacitor esse parâmetro é especificado com submúltiplos, por exemplo: µF, nF ou pF. Alguns capacitores denominam a capacitância de forma especifica, como os capacitores de cerâmica. Em números inteiros (100, 300, etc.) tem a unidade de medida em pF, e em números decimais (0,1; 0,40; etc.).

Enquanto o resistor sempre se opõe à passagem da corrente, o indutor é um dispositivo elétrico que se opõe apenas às variações bruscas de corrente; já o capacitor é um dispositivo que se opõe apenas às variações bruscas de tensão como também serve como elemento de armazenamento de carga.

Quando uma tensão é aplicada a um capacitor, a corrente flui para uma das placas, carregando-a, enquanto flui da outra placa, carregando-a inversamente. Quando a carga no capacitor atinge seu valor máximo, a corrente no circuito é nula.

Carga elétrica, tensão e corrente sobre um capacitor
Para uma tensão constante, a corrente no capacitor é zero.

Um capacitor apresenta uma característica elétrica dominante que é simples, elementar. Apresenta uma proporcionalidade entre corrente entre seus terminais e a variação da diferença de potencial elétrico nos terminais. Ou seja, possui uma característica elétrica dominante com a natureza de uma capacitância.

Esta letra refere-se a tolerância do capacitor, ou seja, o quanto que o capacitor pode variar de seu valor em uma temperatura padrão de 25° C. A letra "J" significa que este capacitor pode variar até ±5% de seu valor, a letra "K" = ±10% ou "M" = ±20%.

Um farad corresponde à capacidade de armazenamento de energia elétrica de um capacitor ou condensador ou de um sistema de condutores, entre cujas placas exista uma diferença de potencial elétrico (tensão) de 1 volt (1 V), quando está carregado de uma quantidade de eletricidade igual a um coulomb (1 C).

go de capacitores e tipos de capacitores
Observemos o exemplo abaixo: do capacitor,"B", é de 3300 pF (picofarad = 10-12 F) ou 3,3 nF (nanofara u 0,033 µF (microfarad = 10-6 F). No capacitor "A", devemos acr ros após os dois primeiros algarismos. O valor do capacitor, que se 100000 pF ou 100 nF ou 0,1µ F.

Eles podem vir a se danificar por dois motivos principais, sendo eles: quando não há capacidade suficiente de armazenar as cargas elétricas e também quando a corrente elétrica costuma variar com uma frequência alta.

Capacitor eletrolítico: Esse modelo de capacitor normalmente é polarizado, com faixas em seu corpo indicando qual é o lado positivo e o lado negativo, o negativo usualmente é demarcado por uma faixa prateada com inscrições de “-“ em seu corpo. Ele pode ser encontrado em diversas tensões e capacitâncias.