Qual é a diferença entre um átomo é um íon?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Geralmente os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons; Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro.

As diferenças entre os elementos químicos são causadas em seus átomos. Os átomos são formados por várias partículas,entre elas temos: Prótons,ou protões,que possuem carga elétrica positiva, nêutrons, ou neutrões,que são eletricamente neutros, e os elétrons, ou eletrões, que possuem carga elétrica negativa.

Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+... ao lado do átomo, que vão representar o número de elétrons que o átomo teria a mais ou a menos.

O átomo é um sistema eletricamente neutro; o que significa que ele apresenta a mesma quantidade de prótons (partículas positivas) e de elétrons (partículas negativas). No entanto, o átomo, ou um grupo de átomo ligado, tem a capacidade de perder ou ganhar elétrons. Quando isso ocorre, dizemos que ele formou um íon.

A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas). Por exemplo, se um cátion apresenta a carga 1+, quer dizer que ele perdeu um elétron.

Os elementos do grupo dos metais alcalinos apresentam alta reatividade química, reagindo fortemente com elementos ametálicos e diversos outros compostos. São, também, facilmente oxidados e não podem ser encontrados em estado livre na natureza.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

Os íons são espécies químicas (átomos ou conjuntos de átomos) que apresentam o número de prótons diferente do número de elétrons e, por isso, possuem carga elétrica.

O número de prótons existente no núcleo é chamado de número atômico (Z) e é o responsável pela diferenciação de um elemento químico de outro, ou seja, cada elemento químico é formado por um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico ou a mesma quantidade de prótons.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Os átomos podem se combinar para formar moléculas. Os átomos podem ganhar ou perder elétrons, formando partículas carregadas chamadas íons. Os metais tendem a perder elétrons, tornando-se íons carregados positivamente (cátions). Os não-metais tendem a ganhar elétrons, formando íons carregados negativamente (ânions).

De um modo geral a principal função dos eletrólitos, chamados de íons em uma solução aquosa no corpo humano é manter o equilíbrio osmótico dentro das células, ou seja manter o equilíbrio químico de uma solução.

Um átomo é um elemento químico no seu estado neutro (nº de prótons= nº de elétrons). Já o íon é um átomo q possui uma carga negativa (ânion) ou positiva (cátion) devido, respectivamente, a ganha ou perda de elétrons.

A principal classificação se dá entre esses dois tipos: ânions e cátions. Quando temos um íon negativo, com aquele sinalzinho no fim da fórmula, estamos falando de um ânion. Por exemplo: Cl, O e S. Se no fim do processo de ionização obtivermos um átomo com tendência elétrica positiva, estamos falando de um cátion.

Durante o processo de ionização, o átomo que perde elétrons (negativos) e fica com mais prótons (positivos) é chamado de cátion.

Michael Faraday

Os íons foram pela primeira vez teorizados por Michael Faraday por volta de 1830, para descrever as porções de moléculas que viajavam, quer na direção do ânodo, quer na direção do cátodo.

Cátion: átomo que perdeu (ou cedeu) elétrons e, portanto, está carregado positivamente. Ânion: átomo que ganhou (ou aceitou) elétrons e, portanto, está carregado negativamente.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

Um átomo eletricamente neutro não possui a capacidade de conduzir corrente elétrica, porém quando este se torna um íon, com carga diferente de zero, passa a se tornar um condutor elétrico quando se encontra em um meio aquoso. Assim, para que um íon seja considerado um cátion, o átomo deve ter perdido elétrons.