Qual é a Diferença Entre Trem e Metro?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

No Brasil, costuma-se utilizar a denominação “metrô” para as composições urbanas que andam pelo centro da cidade e pelos bairros mais povoados. Enquanto isso, os trens se locomovem por subúrbios e regiões metropolitanas.

“Metrôs são sistemas ferroviários urbanos de alta capacidade, em vias exclusivas. Linhas de metrô incluídas nas estatísticas possuem trens um mínimo de dois vagões e com uma capacidade total de pelo menos 100 passageiros por trem.

Um trem ou comboio é um transporte ferroviário que consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre trilhos ou carris, para transportarem pessoas ou cargas de um lado para outro, seguindo uma rota previamente planeada.

O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo.

Em 1890, a City & South London Railway foi a primeira ferrovia de trânsito rápido de tração elétrica, que também era totalmente subterrânea. Antes da abertura da linha era chamado de "metrô da cidade e do sul de Londres", introduzindo assim o termo "metrô" na terminologia ferroviária.

O trem possui 1.001 vagões e nunca pode parar. O motivo? A velocidade e o movimento perpétuo ao redor do planeta é o que garante a energia necessária para manter em seu interior os últimos 3.000 sobreviventes da raça humana.

Metrô de São Paulo

Sua capacidade total suporta mais de 800 mil usuários que andam pelas três linhas disponíveis. Metrô de São Paulo: o maior metrô do Brasil tem 6 linhas e 104,4 km de extensão que operam na maior cidade do país desde 1974.

O Metrô de São Paulo é reconhecido por sua alta capacidade de transporte e emissão quase nula de poluentes, já que é movido a energia elétrica e não por combustíveis fósseis.

Locomotivas

  • Diesel-mecânico.
  • Diesel-elétrico;
  • Diesel-hidráulico;
  • Diesel-hidrostático;
  • Gás turbina-elétrico;
  • Energia Elétrica;
  • Levitação magnética.

Com uma frota de 32 trens, transporta em média 160 mil passageiros por dia. projeto do Metrô-DF é composto por 29 estações, das quais 27 estão em funcionamento. Com uma frota de 32 trens, transporta em média 160 mil passageiros por dia.

MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.

Gôndola. O vagão gôndola possui a sua utilização ligada ao transporte de cargas que não necessitam de proteção contra intempéries.

Com a presença de água entre as rodas dos veículos e os trilhos, forma-se uma película deslizante. Para que o efeito dessa película seja reduzido, ativa-se o sistema de antipatinação dos trens, que, na verdade, reduz a potência dos motores.

Charles Pearson

Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 horas da manhã de 10 de janeiro de 1863. A linha, com extensão de 6,5 quilômetros, permitiu ligar a rua Farringdon à rua Paddington. Malgrado os problemas de aeração, os trens do metrô funcionavam a vapor.

A unidade fundamental da medida de comprimento é o metro, cujo símbolo é representado pela letra m. A primeira pergunta deste texto poderia ser respondida, por exemplo, com a seguinte medida: 1,75 m. Como se lê isso? Um metro e setenta e cinco centímetros.

centímetro: 100 centímetros corresponde a 1 metro. milímetro: 1000 milímetros corresponde a 1 metro.

A Lei Municipal nº 6.988, em 26 de dezembro de 1966, autorizou a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.