Qual é a diferença entre trauma e traumatismo?

Perguntado por: ocaldeira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O termo "traumatismo" refere-se às consequências locais e gerais do trauma para a estrutura e o funcionamento do organismo. Neste sentido, "traumatismo" seria mais propriamente a consequência de um trauma. Porém, normalmente, "traumatismo" é utilizado como sinônimo de trauma físico.

Vítima de trauma (ou traumatismo) é qualquer paciente que tenha sofrido ferimento(s) provocado(s) por causas externas, sejam eles de natureza física ou química.

Entre os sintomas, incluem-se: desmaio, perda de memória, dor de cabeça intensa, dificuldade para enxergar ou perda da visão, confusão mental, vômitos, fala alterada, perda de equilíbrio, sangramentos graves na cabeça ou rosto, saída de sangue ou de líquido transparente pelo nariz e ouvidos, pupilas com tamanhos ...

Sofrer com medos, ansiedade ou depressão. Percebe-se incapaz de formar relacionamentos próximos e satisfatórios. Quando se passa por terríveis lembranças, pesadelos ou flashbacks. Quando se evita coisas, lugares ou pessoas que o fazem lembrar do trauma.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Os traumas psicológicos se formam quando a capacidade de administrar as emoções de uma pessoa é oprimida por uma situação angustiante.

O trauma ortopédico é bastante comum e pode ocorrer em qualquer momento da vida. Geralmente, acontece devido à queda, pancada ou acidente. De modo geral, existem quatro tipos de trauma: fratura, luxação, contusão e torção. Nesse tipo de lesão, ocorre a perda de continuidade do osso, ou seja, a quebra do osso.

traumatismos superficiais – ferimentos
Do ponto de vista orgânico, entende-se por traumatismo as lesões sofridas por qualquer tecido dentro da sua integridade anatômica. Pode ser superficial ou profundo.

No contexto da Enfermagem, o trauma é um evento nocivo decorrente da liberação de formas específicas de energia ou de barreiras físicas ao fluxo normal de energia. Aqui, vamos falar tudo que você precisa saber sobre o XABCDE do Trauma. Você sabe do que se trata?

A abordagem primária do paciente traumatizado é avaliar lesões que oferecem um risco iminente à sua vida. Com isso três pilares devem orientar a sua condução nesse momento: clareza, organização e agilidade. Esses três pontos orientam a avaliação dos dados vitais do seu paciente, da sua gravidade e a sua reanimação.

ABCDE do trauma: como otimizar seu atendimento ao paciente

  • A – Airway;
  • B – Breathing;
  • C – Circulation;
  • D – Disability;
  • E – Exposure.

Como superar traumas emocionais?

  1. 1.1 1. Reconheça e aceite o trauma.
  2. 1.2 2. Busque apoio e orientação profissional.
  3. 1.3 3. Pratique autocuidado.
  4. 1.4 4. Desenvolva estratégias de enfrentamento saudáveis.
  5. 1.5 5. Crie uma rede de apoio.
  6. 1.6 6. Cultive a resiliência e o perdão.

Quanto à severidade da lesão, o TCE pode ser classificado em leve, moderado e grave de acordo com a Escala de Coma de Glasgow (ECG), a duração da perda de consciência e da amnésia pós-traumática e pelas alterações nos exames de imagem³.

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

Pode ser subdividido em agudo, quando os sintomas duram de 1 a 3 meses após o trauma, e crônico, quando duram mais de 3 meses. Em alguns casos pode ter início protraído (após mais de seis meses do trauma).

1: o que significa? O CID F43. 1 indica que o paciente apresenta estado de estresse pós-traumático, condição provocada por evento de natureza ameaçadora ou catastrófica, conhecida também como neurose traumática. Pode ser agravada por fatores como traços de personalidade ou antecedentes do tipo neurótico.

SUSPEITAR DE TRM NOS SEGUINTES CASOS:
· Vítimas inconscientes que sofreram algum tipo de trauma. · Dor em qualquer região da coluna vertebral. · Traumatismo facial grave ou traumatismo de crânio fechado. · "Formigamento" (anestesia) ou paralizia de qualquer parte do corpo abaixo do pescoço.