Qual é a diferença entre terraceamento e curvas de nível?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 8 votos

É importante lembrar que o plantio em curvas de nível, apesar de algumas semelhanças, não é a mesma coisa que terraceamento. As curvas de nível são aplicadas em terrenos já irregulares, ou seja, a plantação acompanha o desnivelamento natural. No terraceamento, os desníveis são artificiais.

O terraceamento é uma prática mecânica de conservação do solo destinada ao controle da erosão hídrica, das mais difundidas e utilizadas pelos agricultores (Figura 1). O terraceamento teve inicio no Estado de São Paulo, em meados da década de trinta.

Curva de nível é um sistema de cultivo utilizado em solos de baixa declividade, seguindo as cotas altimétricas da região em questão. As curvas ajudam a reter os elementos vivos do solo, permitindo a intensificação da produção.

Na prática, o terraceamento consiste na construção de terraços para reduzir o volume de escoamento das águas das chuvas, principalmente quando for um volume elevado em pouco tempo, minimizando o índice de erosões por ela causadas.

O que é terraceamento? O processo de terraceamento utiliza escavação e movimentação da camada superficial do sulco para formar terraços adequados ao cultivo. A prática permite a retenção da água em cada camada, reduzindo sua velocidade ao descer morro abaixo, possibilitando uma distribuição mais uniforme em cada nível.

As principais características do terraceamento é o fato de ele demandar uma grande quantidade de mão de obra, exigir um elevado conhecimento técnico para a sua aplicação e não permitir um grande uso de maquinários em razão da dificuldade de acesso.

Para dar início ao terraceamento será necessário pegar cinco amostras do solo na camada de 0 a 20 centímetros. As amostras devem ser colocadas em um balde e misturadas. Em seguida, separe um punhado de terra e molhe com água, sem encharcar.

Terraço de base estreita: quando o movimento de terra é de até 3 metros de largura; incluem-se neste grupo os cordões de contorno. Terraço de base média: quando a largura do movimento de terra varia de 3 a 6m. Terraço de base larga: quando a largura do movimento de terra é maior que 6m (geralmente até 12m).

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

Assim, podemos dizer que as curvas de nível são as curvas altimétricas (também conhecidas como linhas isoípsas) — que estão na superfície — ou batimétricas (aquelas abaixo do nível do mar). Elas ajudam a verificar a altitude de um terreno, bem como a representar todo tipo de irregularidade em sua superfície.

Qual é o objetivo das curvas de nível? O objetivo da curva de nível é fornecer informações sobre a altitude e irregularidades de um terreno com acurácia e precisão. Através destes dados é possível realizar uma série de análises relevantes principalmente na topografia e na engenharia.

Agricultura Intensiva: prática agrícola em áreas de grande extensão, destinada à exportação. Além disso, possui alta produtividade e nível de mecanização, além de empregar mão de obra qualificada. Agricultura Extensiva: prática agrícola com pouco investimento de capital.

Portanto, a calagem é a prática indicada para corrigir a acidez, neutralizar o alumínio (Al) trocável e fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a cultura, proporcionando maior crescimento das raízes e incrementos de produtividade.

Resumo: Adubação verde é uma prática agrícola que consiste no uso de certas plantas que são capazes de reciclar os nutrientes presentes em camadas profundas do solo, ou na atmosfera, tornando o solo mais fértil e mais produtivo.

O terraceamento é uma prática que evita a erosão do solo, retém a água no terreno e mantém a produtividade e a fertilidade do solo. A técnica consiste na construção de terraços para reduzir o escoamento da água da chuva.

As curvas de nível ficam ordenadas perpendicularmente à inclinação da encosta e ajudam a conservar os nutrientes do solo, imprescindíveis para o sucesso da plantação. Além disso, equilibra a velocidade da água da chuva, evitando que o cultivo perca também os minerais.

O plantation foi um sistema de produção agrícola implantado pelas nações europeias colonizadoras sobre suas colônias na América, África e Ásia. Tratava-se da produção de um único item agrícola em um latifúndio por meio de trabalhadores escravizados, visando a atender os interesses do mercado exterior.

Como evitar a erosão do solo? É necessário que o terreno tenha uma cobertura superficial. A cobertura da superfície é um fator importante para controlar a erosão pluvial, pois reduz o impacto das gotas de chuva e também reduz a velocidade da água que flui sobre a terra.

Invista em cobertura de superfície
A cobertura da superfície é um fator importante para controlar a erosão do solo porque reduz o impacto das gotas de chuva que caem no solo descoberto e do vento que remove as partículas do solo, além de reduzir a velocidade da água que flui sobre a terra.

A curva de nível é usada para combater um dos principais problemas da agricultura: a erosão do solo. Impermeabilização do solo, desmatamentos, queimadas, urbanização, drenagem de estradas e plantio, são alguns dos fatores responsáveis por esse processo.

O pousio consiste em prática de “descansar” o solo das atividades agrícolas, como forma de devolver a vitalidade da terra e evitar queda na produtividade. A lei estabelece que esse período seja de, no máximo, cinco anos.