Qual é a diferença entre terceirização e terciarização?

Perguntado por: dbrito6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Terceirização, como já foi visto, é uma das formas de relação entre empresas no processo de organização da produção. Terciarização é o crescimento do peso econômico do setor terciário responsável pelos serviços em geral. O termo quarteirização também tem sido usado, muitas vezes, de forma equivocada.

Terciarização da Economia
O fenômeno implica o crescimento de empregos no setor terciário em relação aos demais setores. Desse modo, a distribuição da população economicamente ativa sofreu uma significativa mudança com o aumento do setor terciário.

A terceirização acontece por meio de contrato firmado entre a empresa tomadora e a empresa terceirizada. Para atuar como empresa terceirizada, as empresas devem estar formalizadas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ) e com registro na Junta Comercial.

Terceirização, como já foi visto, é uma das formas de relação entre empresas no processo de organização da produção. Terciarização é o crescimento do peso econômico do setor terciário responsável pelos serviços em geral. O termo quarteirização também tem sido usado, muitas vezes, de forma equivocada.

No caso do setor terciário, estamos falando das companhias que atuam na cadeia final, mais especificamente com comércio e prestação de serviços. De um modo geral, essas empresas possuem um contato mais próximo com o consumidor.

O setor de serviços – como também costuma ser chamado no setor terciário –, passou a ganhar uma maior relevância na economia do Brasil a partir da década de 1970, quando se expandiu em função do crescimento da industrialização do país.

Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização).

Países como os Estados Unidos apresentam a renda e o emprego vinculados em quase 70% ao setor terciário, deflagrando um processo global de terciarização da economia. Cresce, sobretudo, o número de empresas ditas terceirizadas ou prestadoras de serviços.

Letra D. O setor terciário da economia engloba a oferta de serviços, portanto, os bancos — (instituições que ofertam diversos serviços relacionados às finanças — fazem parte dele. Letra A.

Entretanto, os tipos de terceirização podem ser agrupados em cinco grandes grupos:

  • terceirização operacional;
  • terceirização de manutenção e correção;
  • terceirização da produção e instalação;
  • terceirização de serviços profissionais.

Terceirização é o ato de uma empresa contratar outra empresa ou pessoa, para a realização de uma atividade profissional. Um dos exemplos mais conhecidos é a contratação de uma empresa especializada em limpeza.

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

As diferenças entre trabalho temporário e terceirização
Já na terceirização, a organização contrata uma outra empresa para realizar a demanda de contratação, além do pagamento dos encargos e outras obrigações.

Prestador de serviços – a prestação de serviços acontece quando você contrata determinado trabalho para executar certa atividade, sem que tenha uma relação com a empresa. Terceirização de serviços – a terceirização de serviços ocorre quando um estabelecimento faz o oferecimento de determinado serviço para uma empresa.