Qual é a diferença entre sujeito e predicado?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O sujeito é o elemento que sofre ou faz uma ação e o predicado é o elemento que faz referência ao sujeito. O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase. Tem também a função de determinar o verbo.

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

O predicado é a parte da oração que faz referência ao que acontece ao sujeito, ou seja, tudo aquilo que não faz parte do sujeito é considerado predicado. É obrigatoriamente composto por um verbo ou locução verbal. Exemplos de predicado: Mariana e Pedro foram ao cinema.

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. Sintaticamente, o relativo "que" pode desempenhar várias funções: a) Sujeito: Eis os artistas que representarão o nosso país.

Exemplos: O empregado da casa vendeu seu carro. (sujeito simples: o empregado - núcleo: empregado) Eles estão sempre omitindo a verdade. (sujeito simples: Eles núcleo: Eles) As folhas caíram. (sujeito simples: As folhas - núcleo: folhas)

O predicativo do sujeito qualifica ou classifica o sujeito da oração. Fica localizado no predicado da oração. Liga-se ao sujeito por meio de um verbo que indica estado permanente ou transitório, ou ainda mudança, continuidade ou aparência de um estado.

As frases podem apresentar sujeito indeterminado, sujeito inexistente ou sujeito determinado. Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.

Posição do sujeito na oração
Na ordem direta: o sujeito aparece antes do predicado. brincavam despreocupadas. Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado. as crianças.

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

Predicado é o termo da frase formado por um verbo, que faz referência ao sujeito. Pode ser nominal, verbal ou verbo-nominal.

O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. A sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização da oração.

Sujeito e predicado são os termos essenciais da oração. Enquanto o sujeito é aquele ou aquilo de que(m) se fala, o predicado é a informação dada sobre o sujeito.

O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem. No exemplo acima, o sujeito é “minha tia”. A palavra mais importante é apenas uma: tia.

Sujeito simples é aquele que apresenta apenas um núcleo. Para identificar o núcleo de um sujeito, é preciso localizar a palavra principal desse sujeito. Ela pode ser um substantivo, um termo substantivado ou um pronome.

substantivo masculino plural Filhos.

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito.

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.