Qual é a diferença entre sonhos e desejos?

Perguntado por: esilva8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Pois bem, o sonho refere-se a um projeto a ser atingido, ou não, a longo prazo e o desejo a uma satisfação a ser conquistada a curto prazo. O sonho para ser realizado demanda esforço, determinação, envolvimento, e primeiramente ser identificado claramente e ser escolhido.

A vontade tem senso de dever, exige renúncia e cotas de sacrifício. O desejo, primo em segundo grau da vontade, é “instinto, aspiração, ambição ou necessidade que se quer satisfazer, expectativa de que algo aconteça conforme o esperado”. O desejo vive confortavelmente no território da imaginação.

Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente.

Como fazer o seu sonho se tornar realidade?

  1. Seja específico. É importante ser específico em relação ao que você deseja e definir em qual sonho você vai trabalhar neste momento. ...
  2. Transforme o seu sonho em metas e objetivos. ...
  3. Planeje. ...
  4. Motive-se e tenha atitude. ...
  5. Crie objetivos em curto prazo. ...
  6. Analise o seu progresso. ...
  7. Aproveite.

O desejo, por conseguinte, é a vontade de cumprir uma vontade ou de saciar um gosto. Pode-se desejar objetos materiais (uma casa, um automóvel), situações (férias, um reencontro familiar) ou até pessoas (o desejo sexual).

Epicuro observou e distinguiu os desejos humanos em três categorias: 1) desejos naturais e necessários, 2) desejos naturais, mas não-necessários, e 3) desejos não-naturais e não necessários.

Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Por exemplo: a alimentação é indispensável para a vida e independe da nossa vontade. Logo, alimentação é uma necessidade. Agora, querer se alimentar em um restaurante de luxo desfrutando de pratos finos, isso é um desejo.

5 propósito, pretensão, anseio, anelo, intenção, intento, intuito, tenção, desígnio, alvo, objetivo, objeto, projeto. Exemplo: Nem todas as pessoas têm o desejo de enriquecer nesta vida.

A filosofia nos ensina que desejo é uma força que se dirige a um fim o qual é considerado, pela pessoa que a contém, uma fonte de satisfação que pode ser consciente/inconsciente ou reprimida.

Que o desejo seja o causador do sonho, que a realização desse desejo seja o conteúdo do sonho, é uma de suas características principais. A outra característica, igualmente constante, é que o sonho não apenas dá expressão a um pensamento, mas apresenta, sob forma de uma experiência alucinatória, aquele desejo realizado.

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

Sonhar com pessoas desconhecidas em um lugar desconhecido
Provavelmente, mudanças estão por vir na sua vida. Se você se sentiu feliz durante o sonho é sinal que está pronto para viver essa nova fase. No entanto, se tiver se sentido desconfortável, pense duas vezes antes de deixar para trás o que está acostumado.

Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

Os pesadelos, normalmente, são muito associados com sentimentos negativos, que chamamos de ansiedade, estresse ou medo, que fazem a pessoa acordar repentinamente. Insônia é algo mais sério do que você imagina! Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Uma pessoa que perdeu toda sua capacidade de sonhar é um ser que não tem metas ou objetivos para alcançar. Isto é, terá sérios problemas para encontrar motivos para seguir adiante, pois nossos desejos e a vontade para realizá-los são um motor muito potente que nos dá o foco e a força para seguir em frente.

Sonho é um projeto de vida, algo que dá sentido à sua existência, que te faz encontrar a motivação para superar as dificuldades e aprender com os desafios.

Diz no seu livro: “O ser humano possui cinco desejos fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil. Quando esses desejos são satisfeitos, o homem encontra a razão de viver”.

Veja aqui quais são os 10 desejos universais.

  • Ser rico. A riqueza é algo que não podia estar fora da lista, por mais polêmico que possa parecer. ...
  • Saber que está em segurança. Uma vida de insegurança não é nada legal. ...
  • Ganhar sem esforço. ...
  • Ser saudável. ...
  • Se sentir sexy e atraente. ...
  • Ter paz interior. ...
  • Se divertir.