Qual é a diferença entre simples e composto?

Perguntado por: imedeiros . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

Período Simples - apresenta apenas uma oração, a qual é chamada de oração absoluta. Exemplos: Já acordamos. Hoje está tão quente!

As chamadas orações simples são aquelas que têm um único núcleo verbal (isto é, um único predicado). As orações simples correspondem às estruturas mais simples de entre todas as orações, uma vez que não pertencem a nenhuma unidade gramatical maior.

Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.

Substantivos simples são aqueles que são formados por apenas um radical, que é o morfema que define o significado principal da palavra. Tanto podem ser palavras primitivas (feliz), quanto palavras derivadas (felicidade), ou seja, podem apresentar prefixos e sufixos, desde que apresentem apenas um radical.

Quais são as diferenças entre sujeito simples e sujeito composto? O sujeito simples é aquele formado por apenas um núcleo. No caso do sujeito composto, ele é formado por dois ou mais núcleos, ou seja, dois ou mais termos são as palavras mais importantes, indispensáveis para compreender o contexto correto da sentença.

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”.

A diferença entre um sujeito simples e um sujeito composto é estabelecida pelo núcleo. Enquanto o núcleo do sujeito simples é formado por apenas uma palavra, o do sujeito composto possui duas palavras ou mais. Por exemplo: Minha tia e minha prima chegaram de viagem. Minha tia e minha prima é o sujeito da frase.

Período é um enunciado composto de uma ou mais oração, ou seja, de construções que contém um ou mais de um verbo/forma verbal. Quando contém apenas um verbo, é chamado de período simples; quando contém dois ou mais verbos, é chamado de período composto.

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

O período composto é formado por mais do que uma oração. Isso quer dizer que ele precisa ter dois ou mais verbos, porque o número de orações é igual ao número de verbos presentes num enunciado.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

Exemplos de frases com sujeito composto
A professora e os alunos chegaram. Ler e escrever é o que mais gosta de fazer. O irmão e a irmã fizeram as pazes. Você e eu faremos o melhor bolo da festa.

Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

Os compostos podem ser classificados como iônicos ou covalentes. As moléculas são as unidades mais simples de um composto covalente, e elas podem ser representadas de muitas maneiras diferentes. Átomos são as menores unidades da matéria que ainda mantêm as propriedades químicas fundamentais de um elemento.

Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.

Os nomes compostos decorrem da junção de dois nomes num resultado harmonioso que combina a sonoridade agradável e, frequentemente, a intenção de homenagear alguém ou atender as preferências distintas do pai e da mãe.

Quando o sobrenome for constituído de duas ou mais palavras que formem uma expressão individual (sobrenomes adjetivados) ou for precedido de atributos invariáveis, como Santo e São, a entrada será feita como sobrenome composto.