Qual é a diferença entre seu é teu?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Na gramática tradicional, o pronome possessivo 'teu' deve ser usado em frases com o pronome pessoal 'tu'. Já o 'seu' associa-se a 'você'. Mas, na oralidade brasileira, é comum haver a associação cruzada.

A forma de possessivo só seria plural (seus ou suas) se se referisse a mais do que um objeto de uma ou de várias pessoas. Por exemplo: «A Maria faz os seus trabalhos com as suas colegas.» «A Maria e as suas colegas fazem os seus trabalhos.»

Os pronomes te, ti, contigo, teu, tua, teus, tuas são referentes à segunda pessoa do singular, tu. Os pronomes o, a, os, as, lhe, lhes, seu, sua, seus, suas são referentes à terceira pessoa, você(s), ele(s), ela(s).

Conjunto dos amigos ou aliados da pessoa a quem se fala ou escreve ou o grupo em que esta se integra (ex.: ela não gosta de chocolate, é das tuas). Feminino: tua.

Percebemos agora que o pronome possessivo “seu” substitui o substantivo “amigo”, para evitar que este fosse repetido. Temos então um pronome possessivo substantivo, pelo fato da já citada substituição.

substantivo masculino plural Os seus. A sua família, os seus parentes: "quem sai aos seus não degenera". substantivo masculino Que esta na posse de: ele prefere o seu carro ao carro do irmão.

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.

Por exemplo, na frase: «Para ti, o mundo é maravilhoso!», poder-se-á trocar a expressão destacada: «O mundo é maravilhoso, para ti!» Mas, atenção, por exemplo, a frase: «Era para tu ficares aqui!», apesar de apresentar a partícula para, antes do verbo no infinitivo pessoal, tem como sujeito o pronome pessoal tu.

te – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu), ligado diretamente aos verbos. ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para).

substantivo masculino plural Os teus. A tua família, os teus parentes, os teus correligionários.

Mas comercialmente se usa F. ° (Filho), que teria o equivalente F. ª (Filha). De outra parte, os substantivos que fazem o feminino com a troca do 'o' pelo 'a' conservam a mesma abreviatura para os dois gêneros.

Significado de teu
Pertencente ou próprio da pessoa com quem se fala: tua blusa, tua vida. Pessoa com quem se tem uma relação de amizade, de afeto; de quem se gosta: qual é o teu cantor favorito?

Toda vez que se quiser indicar um terceira pessoa usa-se o pronome SEU ao invés do pronome TEU que indica referência à segunda pessoa do singular Tu. E quanto ao pronome TEU quando usá-lo coerentemente? Imagine que o animal seja meu e não do vizinho - que seria, neste caso, a 3ª pessoa.

Os pronomes possessivos podem indicar relação de posse ou, ainda, vínculo afetivo entre um termo no enunciado e as pessoas do discurso.

A medida adotada para indicar a capacidade é conhecida pela sigla TEU, que em inglês quer dizer Twenty feet Equivalent Unit (em português: unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).