Qual é a diferença entre ser protagonista e espectador?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Enquanto o espectador está ligado à acomodação, ser reativo e falta de responsabilidade, o protagonista da carreira está ligado a seguir as fortalezas naturais, ter um PDI (plano de desenvolvimento individual) e ser proativo.

O protagonista é o personagem com o maior objetivo/conflito/obstáculo no seu roteiro. A sua história, a sua jornada e o seu processo de transformação (ou não) são a estrutura principal de toda a trama. O protagonista comumente trás consigo o ponto de vista da história.

A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista. O protagonista de um texto de ficção pode ter qualidades muito elevadas. Pode ser forte, ou virtuoso, ou inteligente ou corajoso ao extremo.

O protagonista pode ser do tipo herói (quando ele possui características superiores às de seu grupo, destacando-se positivamente) ou do tipo anti-herói (quando possui características iguais ou inferiores às de seu grupo, sendo marcado pelas qualidades negativas).

A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.

5 Dicas importantes para quem quer ser protagonista da sua vida

  1. Só depende de você, faça!
  2. Entenda o seu medo e vá com medo mesmo!
  3. Compreenda e compartilhe seus valores.
  4. Foco, aprenda a abrir mão de algumas coisas.
  5. Corrigir a rota.

Um dos principais exemplos de ações protagonistas no trabalho é ter iniciativa e ser proativo junto à equipe e aos colaboradores. Ao identificar problemas e buscar soluções de maneira independente, o profissional será capaz de ter o controle da situação, tornando-se um protagonista entre os outros membros do time.

Segundo o dicionário, “protagonismo” significa “papel de liderança que alguém ou algo exerce frente a um acontecimento, uma organização, um tempo, uma narrativa, etc.”. A partir dessa definição, podemos entender que protagonista é aquele que toma à frente das situações, é o primeiro a agir, é o que faz acontecer.

Você já ouviu falar de protagonismo pessoal? Ser protagonista basicamente significa ter o controle da sua vida e ter consciência do seu poder de decisão. Ninguém nasce protagonista, pois isso é algo que se desenvolve.

Ter alunos protagonistas também significa ter alunos mais criativos e prontos para resolver os problemas que surgem durante toda a vida. Com uma maior participação, os estudantes tendem a se inteirar mais do assunto e, quando as adversidades aparecem, conseguem ser criativos para continuar evoluindo.

o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo) o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão) os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

Coprotagonista
Ele se relaciona intimamente com o protagonista e geralmente o acompanha em sua jornada.

Ser protagonista da sua história significa ser um participante ativo da sua própria vida. Ou seja, é ser uma pessoa que expressa suas opiniões, faz suas escolhas e toma suas decisões. Para além de se destacar, ser protagonista é agir de forma consciente e responsável por cada passo do seu caminho.

O protagonista é a figura central da sua narrativa. É ele quem tem aquele desejo ou necessidade que vai movimentar toda a história e é ele também que vai passar pelos maiores conflitos.