Qual é a diferença entre ser esperto e inteligente?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Inteligente é alguém com bom conhecimento acerca das coisas, com capacidades intelectuais acima da média. É uma capacidade adquirida com estudo. A pessoa esperta pode ter uma inteligência normal, mas consegue utilizar ao máximo o que sabe. É uma capacidade inerente da pessoa.

Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne. Nota: A citação costuma ser erroneamente atribuída a Albert Einstein, mas não há fontes que confirmem essa autoria. O homem inteligente aprende com seus próprios sofrimentos. O homem sábio aprende com os sofrimentos alheios.

Segundo o dicionário, uma pessoa inteligente é aquela que possui a capacidade de conhecer, compreender e aprender. Ademais, consegue compreender e resolver novos problemas, assim como adaptar-se a situações diversas.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.

Se apegar à perfeição
Os inteligentes não dão prioridade a ideais inatingíveis de perfeição absoluta e que levam à decepção. Entendem que o ideal de perfeição é relativo e o que pode parecer o melhor para você, pode não ser para o outro.

De acordo com o estudo, isso acontece pois quanto mais inteligente, maior é seu nível de consciência sobre o que acontece ao seu redor. Assim, reagem mais sobre o que acontece no ambiente em que vivem, desencadeando em hiperatividade do sistema nervoso central.

Um gênio ou génio é uma pessoa com grande capacidade mental.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. 1 Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. 2 Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. 3 Explore novos assuntos. ...
  4. 4 Estude e pratique música. ...
  5. 5 Prefira o lazer inteligente.

O que é Perspicaz:
Perspicaz é um adjetivo que caracteriza a pessoa capaz de compreender facilmente algo que os demais não conseguem, ou seja, que é esperta, inteligente e sagaz.

A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.

Um coração sábio é aquele que sabe apreciar o tempo, vencer as tribulações, entender o que deve ser lançado fora e o que deve ser guardado. Um coração sábio é aquele que educa os próximos passos. Orienta-nos sobre a saúde física, emocional, espiritual.

Há muita diferença entre sabedoria e inteligência. O Quociente de Inteligência (QI) muda de pessoa para pessoa, mas a sabedoria é diferente, ela vem do próprio Deus. Há pessoas tão inteligentes, mas que, até hoje, não entregaram a vida a Jesus. E o que adianta ganhar o mundo inteiro, se perder a alma? (Mc 8.36).

Os principais sintomas são:

  1. dificuldades de adaptação;
  2. aprendizado mais lento;
  3. ingenuidade exacerbada;
  4. má compreensão de sinais e situações;
  5. alto nível de dependência com os pais;
  6. problemas de inter-relacionamento;
  7. dificuldade para elaborar e exercer atividades.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca.

5 hábitos para ser mais inteligente

  • Mantenha a calma. Pensar antes de tomar qualquer atitude impulsiva é fundamental. ...
  • Saiba enxergar o lado do outro. Em qualquer história, sempre haverão 3 lados. ...
  • Assuma seus erros. ...
  • Nunca se julgue o melhor. ...
  • Seja organizado e cuidadoso.

Mas, as pessoas mais inteligentes preferem ficar sozinhas, em casa, porque evoluíram antes. “Os indivíduos com alto QI apresentam uma maior capacidade de resolver problemas novos e sabem reagir melhor quando se deparam com mudanças”, disse Kanazawa.

Existe uma conexão genética entre ser inteligente e usar óculos, segundo afirma novo estudo publicado na Nature Communications. Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, também descobriram que pessoas mais inteligentes geralmente são mais saudáveis.

Nem tudo é tão incrível nem tão simples para uma pessoa ou uma criança com altas capacidades intelectuais. Ninguém lhes explicou como usar esse cérebro tão sofisticado, tão ávido por informação e produtivo em ideias. Na verdade, a realidade se complica muito mais para as pessoas com Q.I. maior que 180 pontos.