Qual é a diferença entre sentimento e emoção?

Perguntado por: exisco9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Qual a diferença entre emoção e sentimento?

EmoçãoSentimento
DefiniçãoReação do cérebro a um estímulo ambiental.Resultado de uma experiência emocional.
TiposPrimárias, secundárias e de fundo.-
ExemplosAlegria; Surpresa; Raiva; Pânico.Amor; Felicidade; Ódio; Inveja.

O que é a emoção:
É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento. De acordo com a emoção vivida podem acontecer reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.

O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos.

Seriam, então, quatro as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. Esses, dizem os cientistas, são os quatro sentimentos biológicos que podem ser notados por meio dos sinais faciais.

Emoções: entenda quais são os tipos que existem
Existem três tipos: as primárias, as secundárias e as de fundo. Primárias: são aquelas facilmente perceptíveis pelas pessoas, como o medo e a alegria. Secundárias: não são tão fáceis de notar, como por exemplo, o nervosismo, a culpa ou a vergonha.

Identificando Sentimentos

  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

Você sabe qual emoção leva em média 4 dias para passar e por quê? Quando comparada a ficar irritado, envergonhado, surpreso e até mesmo entediado, a tristeza ultrapassa todos os outros sentimentos. É o que descobriu o primeiro estudo a analisar porquê algumas emoções duram muito mais do que as outras.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

A forma mais óbvia de parar os sentimentos é suprimi-los. Por exemplo, se você sente medo injustificado, inapropriado ou vergonha de revelar em uma dada situação, você pode simplesmente tentar não experimentar este sentimento ou distraí-lo para removê-lo.

Sentimentos positivos:

  • felicidade,
  • humor,
  • alegria,
  • amor,
  • gratidão e.
  • esperança.

A função das emoções é, principalmente, contribuir com nossa evolução e amadurecimento, evitando alguns riscos, nos afastamento dos mesmos, e assim como para gerar laços com pessoas, locais e situação que nos trazem sensações boas e agradáveis.

De todos os sentimentos existentes, o amor é certamente o mais forte deles, o amor consegue unir sonhos, realidades e ideais.

Não precisamos ser controlados pelos nossos sentimentos. Devemos submeter nossos sentimentos a Deus (2 Coríntios 10:5). Mesmo quando nossos sentimentos dizem algo diferente, devemos escolher acreditar em Deus. Podemos mudar nossos sentimentos (Romanos 12:2).