Qual é a diferença entre sensor MAP e sensor MAF?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 31 de maio de 2023
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Nos motores diesel, o sensor MAF serve, sobretudo, para controlar a recirculação dos gases de escape (EGR). O sensor MAP mede a pressão do ar pela deformação de uma membrana com resistências integradas. A pressão varia consoante a posição do acelerador, a velocidade do motor e o funcionamento do turbo.

O sensor de mapa é responsável por sinalizar a pressão do coletor para o PCM. No entanto, se o sensor calcular a carga deprimida no motor, afetará automaticamente todo o funcionamento do motor. Para mais, se a PCM registrar baixa carga do motor, certamente reduziria a injeção de combustível nos cilindros do motor.

A diferença é a forma como fazem isso: – Sensor MAP analógico: o sinal de tensão (V) é transformado em sinal contínuo e proporcional à pressão; – Sensor MAP digital: o sinal é condicionado e transformado em sinal digital cuja frequência é proporcional à pressão.

O carro estando sem MAF irá rodar sempre rico. Você perceberá o cheirão de combustível.

O Filtro do sensor MAP tem a função de reter qualquer impureza que possa impedir o perfeito funcionamento do sensor MAP, permitindo que o mesmo possa informar a UCE (UNIDADE DE COMANDO ELETRÔNICO), a pressão absoluta medida dentro do coletor de admissão, de forma limpa e precisa.

Sensor map sujo traz alto consumo, falta de força, luz da injeção acesa, ou funcionamento irregular e hesitação com atraso na aceleração são alguns deles.

No entanto, esta é uma peça que, em geral, costuma durar bastante tempo, em geral, um Sensor MAP pode durar de 100.000km a 240.000km, ou de 5 a 10 anos de uso, em média.

Também chamado de sonda lambda, o sensor de oxigênio atua monitorando a mistura de combustível no carro. Seu mau funcionamento pode elevar o gasto com o veículo. Em um automóvel, a combustão gerada pelo motor só funciona com oxigênio e combustível.

Coloque o sensor MAP numa superfície plana com o sensor virado para cima. Limpe o sensor com um pano e com o Electro Cleaner, tenha cuidado redobrado com as partes mais sensíveis do sensor. Caso necessário, borrife ligeiramente com o spray de limpeza elétrico nas zonas onde não se consegue aceder com um pano.

O Sensor de Pressão Absoluta do Coletor de Admissão (MAP) é um importante Sensor do Sistema de Injeção Eletrônica. É um “manômetro” que transforma a pressão medida no coletor de admissão em sinais elétricos informando a ECU.

O preço médio de sensor map depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar sensor map por valores entre R$ 18,48 e R$ 371,34.

cofre do motor

Localização. O sensor MAP está localizado no cofre do motor, ligado ao coletor de admissão por uma mangueira de aproximadamente, 30 cm de comprimento. O sensor combinado (pressão de coletor+temperatura do ar) está montado diretamente, no coletor de admissão.

Não limpar com WD40, desengripantes, limpa TBI, pois deixam resíduos. Cuidado para não danificar os filamentos.

Sensor MAP GNV 5ª Geração Landi Renzo, Lovato e outros MP48 mangueira de 14mm.

Passo 1: Tirar o negativo da bateria. Passo 2 tirar o plug do MAF. - com o ar ligado a rotação ficou normal.

A verificação pode ser feita com um voltímetro, um osciloscópio ou com testes do motor. Também é possível conectar o aparelho de medição com as respectivas pontas de teste diretamente no plugue do sensor de massa de ar.