Qual é a diferença entre se apaixonar e amar?

Perguntado por: amonteiro8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Viver um amor pode ser uma escolha, enquanto a paixão pode ser algo que acontece, nos arrebata e depois vai embora sem aviso prévio. “A paixão pode ser apenas um turbilhão de sentimentos que acaba em fagulhas. A forma como se cultiva esse sentimento faz toda diferença.

1 Que está dominado por paixão amorosa; tomado de amor intenso e profundo. 2 Que se arrebatou; entusiasmado, exaltado. 3 Que gosta muito de; fanático.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal. Glândulas e neurotransmissores são responsáveis pelas mudanças do corpo e da mente nessa fase.

O que é mais forte que o amor? O dinheiro.

Não há tempo exato, mas estudos científicos mostram que a paixão dura entre 18 e 30 meses, uma média de dois anos. Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade.

verbo transitivo direto Ter amor por alguém; querer bem: Dom Pedro amou Inês de Castro. Possuir e demonstrar afeição por algo ou por alguém: amava os doces mineiros. Demonstrar estima, apreço; gostar muito: ama estudar.

Quando o amor é verdadeiro, não há dúvidas
Outro fato sobre o amor é que, quando ele é verdadeiro, não há dúvidas a respeito do que se sente. Mesmo que seja natural ter certos questionamentos internos, quando a questão é especificamente o sentimento que se tem em relação ao outro, as certezas serão mais fortes.

É uma sintonia entre a produção de determinadas substâncias pelo corpo e a interpretação social desses sinais. Quando uma pessoa se sente atraída por outra, uma série de neurotransmissores e hormônios é disparada. Essa produção fora do comum explica a sensação causada de ter o corpo e a mente fora de controle.

Quando você está carente parece que você tem álcool nas veias e teu corpo entorpece. Você não consegue raciocinar direito, raciocina lentamente e com preguiça até de chegar ao fim do raciocínio e não tem vontade de fazer nada. Apaixonado é mais delírio, desejos forte por uma pessoa, prazer.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Uma paixão pode virar amor, assim como pode virar obsessão, ou virar... nada! Continuar paixão, assim mesmo, sem razão de ser, porém não menos importante. O amor também pode começar de uma hora para outra e continuar evoluindo e se firmando a cada gesto, a cada palavra do outro.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.