Qual é a diferença entre saúde e qualidade de vida?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Concluímos, portanto, que a qualidade de vida é um dos meios para alcançar uma vida saudável.

A saúde é o principal pilar para a qualidade de vida, pois influencia em todos os outros fatores. Quando uma pessoa está saudável, fisicamente e psicologicamente, tem maior disposição para buscar o equilíbrio em outros aspectos e ter uma vida estável.

Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano e com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.

A quantidade de vida é o número de vidas ou seja, o tempo de vida. Já a qualidade é condição de vida, como vive. Quantidade de vida é o número de vidas. Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano.

Qualidade de vida no trabalho é um índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros. Também é conhecido como QVT e é essencial para a diminuição do turnover e o sucesso do negócio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde.

Entende-se por qualidade na saúde o conjunto de cuidados globais e a manutenção da mesma, passando pela prevenção de doenças e até o restabelecimento da saúde.

O bem-estar físico; O bem-estar mental; O bem-estar psicológico; O bem-estar emocional.

Qualidade de Vida: 5 fatores que influenciam esse aspecto

  • Saúde.
  • Lazer.
  • Estabilidade.
  • Sociabilidade.
  • Propósito.

Quando falamos em qualidade de vida, falamos em um conceito que abrange diversos fatores, tais como: aspectos cognitivos, emocionais, financeiros, sociais, recreativos, de alimentação, atividade física, moradia e trabalho. Estima-se que muitos desses aspectos são vivenciados no meio escolar, acadêmico e profissional.

6 práticas para uma boa qualidade de vida

  1. Manter uma alimentação saudável.
  2. Movimentar-se sempre que possível.
  3. Ter de uma boa noite de sono.
  4. Cuidar da mente.
  5. Organizar a rotina.
  6. Realizar acompanhamento médico.

Mas, de maneira geral, podemos dizer que a qualidade de vida compreende três aspectos subjetivos: o ser, o pertencer e o tornar-se.

“A qualidade de vida é um termo subjetivo e multidimensional que engloba características positivas e negativas da vida. É uma condição dinâmica que reflete os eventos da vida: a perda de um emprego, uma doença ou algum problema podem mudar a definição de qualidade de vida de forma rápida e drástica.

O termo qualidade de vida foi mencionado pela primeira vez em 1920 por Pigou, em um livro sobre economia e bem-estar.

As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e em suas atitudes. Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos apreciados de sua personalidade, pois seguem os valores e princípios bem-vistos na sociedade e ajudam a cultivar um bom relacionamento com o próximo.

Uma boa saúde física e mental permite que as pessoas realizem suas atividades diárias sem grandes dificuldades, além de possibilitar uma maior longevidade.

Alimentação saudável, atividade física, saúde do sono, controle de tóxicos, saúde mental e relacionamentos.

Como analisar a sua qualidade de vida? Quando o assunto é analisar a sua qualidade de vida atual, é preciso refletir sobre todos esses âmbitos pessoais, profissionais e sociais. Isso envolve avaliar como está a sua saúde física e mental, o sucesso profissional e a realização dos objetivos, entre muitos outros aspectos.