Qual é a diferença entre sabedoria e discernimento?

Perguntado por: asoares2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A sabedoria está ligada à uma qualidade de uma pessoa que possui grande conhecimento, este que foi obtido através de conhecimento científico. Já o discernimento pode ser entendido como uma capacidade de uma pessoa que consegue compreender diversas situações, ela consegue separar o errado do certo.

A busca pelo conhecimento profundo e pelo entendimento profundo é o que nos leva ao discernimento. O discernimento é a capacidade de julgar e avaliar a qualidade e a relevância das informações, separando o que é útil e verdadeiro do que é supérfluo e falso.

Esta palavra tem origem no latim discernere, que significa colocar de parte, dividir ou separar. Discernir é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas. O discernimento também pode ser classificado como um juízo que é usado para fazer a distinção entre várias coisas.

A prudência e o discernimento são dons do Espírito Santo (Mt 10,16-23) Ninguém conhece melhor o mundo do que Deus, o Senhor da nossa vida.

comportamento de Jesus que diante dos possíveis da vida escolhia somente aqueles que mais agradavam ao Pai, citamos o apóstolo Paulo que em Rm 12, 2 diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e ...

Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.

É saber viver na prosperidade, tendo saúde, vigor e alegria. É mais sabedoria ainda vivermos a indigência, a doença, a infelicidade, os sofrimentos e provações da vida em Deus e com Ele. Sabedoria é deixar-se guiar por Deus e não se perder nas estradas e curvas deste mundo.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

Índice

  • 1 Discernimento psicológico.
  • 2 Discernimento espiritual. 2.1 Definição espiritual. 2.2 Origem do termo.
  • 3 Referências.

1 cordura, circunspecção, bom senso, discrição, critério, razoabilidade, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, sensatez, senso, siso, tento, tino.

1. Ato ou efeito de duvidar, de sentir desconfiança, hesitação, incerteza.

Significa “entender ou conhecer alguma coisa pelo poder do Espírito. (…) Inclui percepção do verdadeiro caráter das pessoas e da origem e significado das manifestações espirituais” (Guia para Estudo das Escrituras, “Discernimento, Dom de”, scriptures.LDS.org).

O discernimento tem a ver com a nossa capacidade de avaliar e de julgar. Mais do que encarar uma situação, implica ter a sabedoria de decidir o que é bom e mau e de tomar decisões assertivas.

5 Dicas práticas para Discernimento

  1. Seja Valente. Fazer o trabalho de autoconhecimento é difícil. ...
  2. Assuma a sua Jornada. Cada um de nós traz a nossa própria história e experiência para a mesa. ...
  3. Sonhe Alto. Comece a identificar talentos, habilidades e paixões. ...
  4. Incline-se. ...
  5. Seja aberto para a mudança.

A sabedoria de Deus não vem até nós por direito adquirido. Temos que estar dispostos a buscá-la. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5; grifo do autor).

Salmo 48 - Para tomar decisões com sabedoria
"Grande é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Leia 1 Coríntios 1:25 e identifique o que Paulo ensinou sobre a sabedoria humana em comparação com a sabedoria de Deus. Deus não é loucura, assim como não possui quaisquer fraquezas.

Um dos Maiores Dons de Deus
O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra.