Qual é a diferença entre ritos e rituais?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.

No cotidiano, o termo rito também pode ser utilizado em situações rotineiras, sem qualquer vínculo com o misticismo. Por exemplo, alguém que diz "vou te apresentar meus ritos de lazer", significa que ela faz determinadas atividades de maneira costumeira para se entreter.

Os ritos religiosos são gestos sagrados simbólicos. Os rituais ou cerimônias são uma série de ritos. Existem os rituais litúrgicos, como a missa, o culto, as reuniões de oração ou meditação. Por meio dos rituais de passagem as pessoas celebram mudanças de uma fase da vida para outra.

Os ritos atualizam mitos, reforçando, assim, os fundamentos e as forças aglutinadoras que justificam a existência das organizações. Na base dessas práticas encontramos uma tendência unificadora do mundo, herdada da mitologia clássica, que está na origem da necessidade de comunicar.

Os rituais – sejam eles festivos, militares ou religiosos – têm como marca comum a repetição e oferecem uma sensação de segurança, não apenas por sua familiaridade, mas porque promovem um sentimento de coesão social. Eles demonstram a ordem e a promessa de continuidade desses grupos.

Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.

Culto religioso: 2 cerimônia, culto, liturgia, rito. Regras estabelecidas para um ato solene: 3 cerimonial, etiqueta, formalidade, protocolo.

Rituais são ações relacionadas com o misticismo e a religião que podem ser praticadas individualmente ou não. A palavra ritual deriva do latim Ritualis. São ações relacionadas ao misticismo e à religião, que podem ser praticadas individualmente ou não.

Denominam-se ritos a dadas práticas de tradições religiosas que formam, assim, um conjunto de rituais que são realizados em relação aos aspectos importantes da vida do indivíduo dentro de grupo religioso.

Nesta igreja há três tipos de cultos: o dominical, denominado de 'Celebração (a Deus)'i, o de oração (terças- feiras) e o de Estudo Bíblico (sextas-feiras). Há também reuniões de jovens, pelo menos, uma vez por mês e cultos festivos na Páscoa, no Natal e no Dia da Criança.

I – Rito Latino
rito Latino-Romano – é esta que constitui a larga maioria no Brasil; – rito Ambrosiano – utilizado na Arquidiocese de Milão, teve sua origem em Santo Ambrósio, mentor de Santo Agostinho; – rito Moçárabe, oriundo dos árabes convertidos ao cristianismo na Espanha durante a reconquista.

Os rituais religiosos são cerimônias compostas por uma série de ritos. Os ritos são gestos palavras, atos, cantos, sinais e repetições presentes em uma cerimônia. As tradições religiosas ou religiões possuem rituais para diversas ocasiões e momentos importantes na vida de seus seguidores.

São eles: Ritos de Passagem; Ritos de Degradação; Ritos de Aperfeiçoamento; Ritos de Renovação; Ritos de Redução de Conflitos; e Ritos de Integração.

O rito individual é realizado por uma única pessoa, de forma que o local e o tempo utilizado para a repetição do rito tornam-se elementos sagrados. Pessoas que têm o costume de orar todos os dias sem falta, no mesmo horário, em um lugar específico e recitando a mesma oração, por exemplo, têm um rito individual.

Rito de passagem que consiste no conjunto de provérbios e de crenças que cercam e preocupam a maternidade e o nascimento.