Qual a diferença entre sinusite e rinite alérgica?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A rinite é uma inflamação na mucosa das cavidades nasais, podendo ser aguda ou crônica, ocorrendo em cerca de 25% da população. Suas causas são, principalmente, alergias e viroses (como resfriado e gripe). Já a sinusite (ou “rinossinusite”) é a inflamação na mucosa das cavidades paranasais (ou “seios da face”).

Sim. Apesar de serem doenças distintas, a sinusite e a rinite podem andar juntas e aparecerem simultaneamente. A rinite alérgica pode, inclusive, dar origem a um quadro de sinusite. Quando a mucosa do nariz está inflamada, dificulta a saída de muco e a inflamação pode acabar se estendendo aos seios da face.

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

Caso a rinite não seja tratada adequadamente, ela pode evoluir para um quadro de sinusite. Isso pode ocorrer porque a inflamação no nariz provocada pela rinite passa a ser uma porta de entrada para as bactérias, que são as maiores causadoras da sinusite.

A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Antialérgicos não sedantes
Fármacos anti-histamínicos com destaque são: loratadina. cetirizina. dicloridrato de levocetirizina.

“Podemos dizer que sinusite crônica pode estar relacionada à baixa imunidade. Há trabalhos que mostram que pacientes que necessitaram de cirurgias para sinusite ou que se mostraram resistentes ao tratamento têm mais chances de ter defeitos imunológicos”, afirma a imunologista Anete Sevciovic Grumach.

Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

Lave o nariz: lavar o nariz regularmente com solução salina ou soro fisiológico pode ajudar a remover os alérgenos e a aliviar a congestão nasal. Terapia imunológica: se a sinusite alérgica for causada por alergias aos alimentos ou a outras substâncias, a terapia imunológica pode ser uma opção de tratamento.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

Os sintomas de rinite alérgica consistem em coceira, espirros, secreção nasal, congestão nasal e olhos coçando e lacrimejando. As pessoas podem apresentar cefaleias e pálpebras inchadas e também tosse e sibilos.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Os maiores agentes causadores dos sintomas da crise de rinite são o pólen, mofo, insetos — como ácaros e baratas —, ou alérgenos de animais — como pelos, penas e saliva —, além da transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias.

Higienização frequente. Um dos primeiros passos para o tratamento da rinite é o mesmo que ajuda na prevenção e no alívio das crises: a higienização. Com o apoio de uma seringa ou um produto específico, limpe o seu nariz com soro fisiológico pelo menos uma vez ao dia.

Em geral, a sinusite aguda dura de 7 a 10 dias, mas em alguns casos pode persistir por mais tempo, especialmente se não for tratada adequadamente. Em alguns casos raros, a sinusite aguda pode durar semanas ou até meses, o que é considerado um caso de sinusite crônica.

As causas da sinusite podem ser bem variadas. Ela pode ser provocada por vírus e bactérias, por alergias a elementos específicos (como poeira, pólen e ácaro) ou pelo uso inadequado de antibióticos, por exemplo. Além disso, a condição é facilitada por questões anatômicas como o desvio de septo.

  • Paracetamol 200Mg/Ml Solução Oral 15Ml União Química. UNIAO QUIMICA. ...
  • Paracetamol 750Mg Com 10 Comprimidos Genérico Pratti Donaduzzi. PRATI DONADUZZI GENÉRICO. ...
  • Parasin Suspensão Frasco Com 100Ml Ache. Aché ...
  • Paracetamol 500Mg Cafeína 65Mg Genérico Ems C/ 20 Comprimidos. EMS GENERICO. ...
  • Parasin 400Mg Com 1 Comprimido Mastigável.