Qual é a diferença entre refugiados e migrantes?

Perguntado por: umendes4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Dizemos 'refugiados' quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos 'migrantes' quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.

Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migrante” é o termo freqüentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar.

Em contraposição, o termo migrante, por muitas vezes, é utilizado para denominar aquele que se desloca em espaço circunscrito a um território nacional.

A diferença está nas fronteiras: enquanto os refugiados atravessam fronteiras internacionais, as pessoas deslocadas permanecem dentro do mesmo país, mas noutra zona.

De forma geral, trata-se do deslocamento geográfico de pessoas ou grupos sociais – o que inclui tanto indivíduos que migram de um país para o outro quanto aqueles que saem de suas casas e percorrem determinado trajeto todos os dias para trabalhar.

A migração temporária (ou sazonal) é aquela em que a pessoa se desloca por um curto espaço de tempo, por exemplo, durante um intercâmbio escolar ou uma apresentação num congresso. Já a migração permanente é quando alguém decide migram por motivos econômicos, sociais ou ambientais e permanece no local.

No entanto, esse deslocamento sempre parte de uma região de origem conhecida para outra estranha a esta. Dizemos que alguém emigrou quando saiu do país em que residia para se fixar, morar em outro. Entretanto, a partir do momento em que esse alguém entrou em país estranho, este é um imigrante.

Os principais tipos de migração
Os principais deles são: Migração interna: deslocamento dentro do território nacional. Migração externa: deslocamento para fora do território nacional. Migração sazonal: deslocamento sazonal de pessoas por determinado espaço de tempo.

Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais. Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano.

Portanto, o termo engloba qualquer pessoa que tenha deixado sua casa de forma voluntária ou involuntária, independente do status jurídico, duração da estadia ou causa do deslocamento, a fim de melhorar as suas condições materiais, sociais, possibilidades e as das suas famílias.

A população migrante é particularmente vulnerável à violência e exploração no ambiente de trabalho, além de exercerem, em sua maioria, atividades laborais informais. A falta de garantia na manutenção de emprego ou de proteção jurídico-sanitária providenciada pelo Estado pode gerar um quadro intensificado de desamparo.

No entanto, existem diferenças entre ser imigrante e refugiado. O primeiro, continua recebendo a proteção do seu governo e tem a opção de voltar quando desejar, enquanto uma pessoa refugiada não pode voltar ao seu país por diversas questões geopolíticas.

Migrantes podem ser trabalhadores, tanto legais como ilegais, e qualquer grupo de pessoas cujo propósito em outros lugares não é especificado por leis internacionais, como estudantes. Diferentemente dos imigrantes, os migrantes não são restritos às bordas internacionais.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.

Resposta: O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.

Os movimentos migratórios internos no Brasil, dos últimos 60 anos, estão fortemente relacionados aos processos de urbanização e de redistribuição espacial da população, marcados pela intensa mobilidade populacional, e inseridos nas distintas etapas econômicas, sociais e políticas experimentadas pelo país ao longo desse ...

Os fatores de atração incluem salários mais elevados, melhores oportunidades de emprego, um padrão de vida mais elevado e oportunidades na área da educação.

São Tomé e príncipe. tornou-se Independente de Portugal em 1975 que a língua oficial também é o português. só que por lá também são falados o forro angular o preço e pense em outras. línguas locais faz o que é Crush e o nome do país vem do nome das duas principais.

Destaca-se um núcleo mediterrâneo europeu preponderante formado por italianos (o maior grupo de imigrantes no Brasil nesse período, quase 1,3 milhão, 35% do total), portugueses (28%) e espanhóis (14%) – isto é, quase 8 de cada 10 imigrantes era originário desses três países.

Imigrante é quem entra num país estrangeiro e fica lá morando. Emigrante é quem sai do seu país para viver em outro país.