Qual é a diferença entre refugiados e foragidos?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Foragido ou fugitivo são pessoas que, geralmente, estão fugindo da justiça, e que podem ter cometido algum crime. O refugiado não. Não existe imigrante ilegal.

Resposta: Refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem. No caso dos imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.

A Lei Brasileira de Refúgio considera como refugiado todo indivíduo que deixa seu país de origem devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, ou devido a uma situação de grave e generalizada violação de direitos humanos em seu país de origem.

Os refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem. No caso dos imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.

Importante destacar a diversidade de países de origem dos solicitantes de refúgio no Brasil em 2021. Nesse ano, o Brasil recebeu solicitações de pessoas provenientes de 117 países, sendo a maioria de venezuelanos (78,5%), angolanos (6,7%) e haitianos (2,7%).

Os refugiados devem usufruir, pelo menos, dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro residindo legalmente no país, incluindo liberdade de expressão e de movimento, e proteção contra tortura e tratamento degrante.

Um refugiado é um civil. Uma pessoa que continue a desempenhar acções armadas contra o seu país de origem, a partir do país de acolhimento, não pode ser considerada um refugiado.

Como vimos, os refugiados são aqueles que fogem de seu país por um motivo de força maior, definido pela Acnur como um fundado temor. Assim, violações aos Direitos Humanos por meio de conflitos, perseguições, limpezas étnicas, entre outros, são alguns dos fundados temores que levam uma pessoa a fugir de seu país.

São pessoas deslocadas dentro de seu próprio país, pelos mesmos motivos de um refugiado, mas que não atravessaram uma fronteira internacional para buscar proteção.

Os refugiados são pessoas que tiveram de deixar seus países de origem devido a perseguições religiosas, políticas, étnicas, raciais, entre outros, ou cujos países vivem conflitos armados e enfrentam graves crises humanitárias, como é o caso atual da Síria, no Oriente Médio.

Um emigrante é uma pessoa que deixou o seu país natal, um imigrante entrou em um país estrangeiro e um migrante que se desloca de um local para o outro. Compreender as diferenças entre emigrantes, imigrantes e migrantes é importantíssimo para melhor compreender a migração e das pessoas que a compõem.

Art. 37. A expulsão de refugiado do território nacional não resultará em sua retirada para país onde sua vida, liberdade ou integridade física possam estar em risco, e apenas será efetivada quando da certeza de sua admissão em país onde não haja riscos de perseguição.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

A Lei 9.474/1997, que define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados no Brasil, completa hoje 25 anos de promulgação.

O mesmo que: emigrados, exilados, expatriados, homiziados.

Os migrantes vivem entre territórios e entre culturas; desenvolvem uma identidade fragmentada em função de sua situação de ocupante da fronteira entre ser e não ser cidadão e de dividir-se entre estratégias de vida que atendam às exigências do local de origem e do local de destino (ALMEIDA, 2009c).

Brasília, 30/08/2022 - Entre janeiro e junho de 2022, o Brasil concedeu refúgio a 1.720 pessoas que buscam segurança fora de seu país de origem. Há pedidos de 121 nacionalidades diferentes.

Além da falta de emprego, de moradia e qualquer recurso para começar a vida, sem falar que muitos chegam apenas com a roupa do corpo, há ainda a diferença de tratamento de um país para o outro. Você sabe onde fica o maior campo de refugiados do mundo? Dessa forma, a maioria deles vive à mercê de ajudas humanitárias.

Os refugiados são forçados à migração por sofrerem iminente risco de morte e perseguições, por diversas causas, em seus locais de origem, geralmente devastados por conflitos armados ou dominados por organizações criminosas.

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) é um órgão colegiado, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que delibera sobre as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil.

90 dias

Dentro de um ano, você só poderá permanecer fora do país até 90 dias. Se o limite de 90 dias for superado, a solicitação de refúgio será arquivada. Além disso, antes de regressar ao Brasil, o solicitante deverá requerer um novo visto brasileiro.