Qual é a diferença entre raça e espécie?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Raça – É um conjunto de indivíduos de uma espécie, os quais apresentam algumas características semelhantes e definidas, transmitidas hereditariamente, e que os tornam diferentes de outros conjuntos de indivíduos da mesma espécie. As raças podem receber diversas classificações.

A espécie de cachorro que costumamos ter em nossas casas é uma só: a Canis familiaris. O que muda entre os cães são as raças. Hoje, há aproximadamente 400 tipos, consequência dos cruzamentos (quando uma cadela e um cão de raças diferentes têm filhotes) ao longo dos últimos 300 anos.

Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias. A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa "povo que tem os mesmos costumes".

A melhor maneira de se certificar é pela documentação que atesta a raça, como o pedigree. Mas, se seu pet não tem esse documento, existem algumas maneiras de reconhecer as raças e é isso que vamos fazer hoje. Te mostrar os traços característicos que você pode observar no seu pet e tentar definir qual a raça dele.

A composição étnica e racial da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas originais, negros africanos, dos colonizadores portugueses, e de posteriores ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de ...

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Saiba como as raças de cachorros são definidas! Para dividir os tipos caninos por meio de padrões físicos e comportamentais, a FCI (Federação Cinológica Internacional) estipulou uma lista com 344 raças, divididas em 11 categorias, de acordo com função e morfologia.

American Pitbull Terrier
Essa raça ocorreu como o resultado do cruzamento entre o Bulldog e o Terrier, tendo grande agilidade e resistência. Esse pet apresenta peso médio de 28 kg e altura que pode variar entre 35 e 50 cm. Além disso, possui uma expectativa de vida média de 10 a 12 anos.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

A “cor ou raça/etnia” faz parte das características das pessoas assim como sexo e idade. Desde os anos 90, praticamente todos os levantamentos oficiais coletam este dado, de acordo com o sistema classificatório do IBGE, no entanto, ainda há controvérsias e equívocos nessa coleta.

Raça é uma construção social, que carece de fundamentos biológicos e científicos, mas é efetiva para a categorização das pessoas em determinados contextos sociais, como é no Brasil, onde a classificação por cor é, para raça, um tropo, uma forma específica de metáfora.

Assim, uma hierarquia social e cultural foi estabelecida entre os grupos humanos. Legenda da foto, Para se afastar da conotação social da palavra raça, a ciência precisou modificar sua maneira de se referir às populações humanas e aceitar a existência de uma única espécie: o Homo sapiens.

  • Pastor-alemão
  • Buldogue
  • Labrador retriever
  • Golden retriever
  • Buldogue francês
  • Husky siberiano

Jack Russell Terrier

O Máskara. No filme de 1994, estrelado por Jim Carrey, o bancário Stanley Ipkiss, quando utilizava a máscara que possuía o espírito do deus Loki, se transformava e ganhava superpoderes. Ao seu lado, sempre estava o seu fiel companheiro, Milo, um cãozinho da raça Jack Russell Terrier.