Qual é a diferença entre psicoterapia e terapia?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Então, de modo geral, a psicoterapia é um tratamento que busca curar as doenças da mente, os transtornos psicológicos e reestabelecer a saúde mental das pessoas. Terapia é a parte da medicina que se dedica aos cuidados oferecidos aos doentes e à escolha do tratamento necessário.

Você deve procurar a psicoterapia sempre que perceber sinais de ansiedade, de fobias ou medos, ou quando certos traumas estão impedindo-lhe de ter uma vida plenamente normal. A seguir, você verá um pouco mais sobre em quais tipos de tratamento a terapia com psicólogo é mais indicada.

A principal diferença entre terapeuta e psicólogo nesse caso é que o primeiro atua sem graduação superior. O Brasil reconhece, ao todo, 29 práticas terapêuticas. O Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive, oferece muitas delas. Já o psicólogo é o profissional com bacharel em Psicologia.

Conheça nove tipos de terapia abaixo.

  1. Psicanálise. A psicanálise é o legado do médico austríaco Sigmund Freud, que estudou o inconsciente humano. ...
  2. Junguiana. ...
  3. Lacaniana. ...
  4. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ...
  5. Terapia Gestalt. ...
  6. Psicodrama. ...
  7. Terapia Positiva. ...
  8. Terapia Humanista.

Por isso, a diferença entre psicólogo e terapeuta é que o terapeuta é qualquer pessoa que cuida da saúde física ou psicológica de alguém. Além de psicólogos, psiquiatras, educadores físicos e fisioterapeutas, qualquer pessoa com curso técnico ou livre em algum tipo de terapia também faz parte dessa profissão.

Uma das dúvidas mais comuns de quem decide iniciar a terapia é quanto custa um psicólogo. O preço da psicoterapia é por sessão e geralmente as consultas custam entre R$ 50 e R$ 350.

A eficácia de técnicas terapêuticas alternativas costuma ser calorosamente questionada no mundo médico. No entanto, alguns estudos demonstram que práticas como a acupuntura, a reflexologia e até mesmo a aromaterapia podem proporcionar melhoras no bem-estar e qualidade de vida geral.

Assim, considera-se a terapia cognitivo-comportamental e análise do comportamento a melhor abordagem da psicologia para lidar com as pessoas que possuem a ansiedade como distúrbio.

A psicoterapia é, como dito, feita através do diálogo. Na primeira consulta com o psicólogo, o paciente é requisitado a explicar os motivos que o levaram a procurar a terapia para que seja feita uma avaliação inicial. É neste momento que diversos questionamentos acerca dos problemas do paciente são feitos.

O tempo do psicólogo
Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

Saiba que quem pode ser chamado de terapeuta são os profissionais que exercem as diversas terapias alternativas e holísticas existentes. Não há uma graduação para formar esse profissional no ensino superior, como acontece na Psicologia por exemplo.

Um bom psicólogo presta atenção a sua demanda, ou seja, ao problema principal que você levou para resolver na terapia. Com isso, não tem muitos rodeios: logo pensa em jeitos práticos de resolver a situação. Assim, ele cuida dos sintomas, mas também vai se atentar para as causas mais para frente na terapia.

Se você perceber que suas mudanças de humor são muito fortes e ocorrem quase diariamente, é aconselhável que você procure um terapeuta para avaliar adequadamente os sintomas. Dificuldade de pensar com clareza, súbitas e constantes mudanças no humor são motivos que devem levá-lo a considerar a busca por terapia.

Quais são as terapias mais procuradas? 12 opções para você fazer

  1. 1 – Hipnoterapia. ...
  2. 2 – Acupuntura. ...
  3. 3 – Homeopatia. ...
  4. 4 – Terapia BEMER. ...
  5. 5 – Fitoterapia. ...
  6. 6 – Biopuntura. ...
  7. 7 – Apiterapia.

50 minutos

A maioria das sessões tem uma duração média de 50 minutos. Entretanto, ela pode se estender por mais tempo, a depender da abordagem, da demanda e do acordo firmado com o terapeuta. Quanto à duração do processo, há terapias de curto prazo, que lidam com problemas imediatos, resolvendo-se em poucas sessões.

Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).

O psicólogo que trabalha com psicologia clínica é também chamado de psicoterapeuta. E embora a psicoterapia derive de teorias psicológicas, o psiquiatra com treinamento adicional pode, também, utilizar a psicoterapia e, em função disso, também se identificaria como psicoterapeuta.

Afinal, qual é a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta? A principal diferença se dá pela formação do profissional. Enquanto o psicólogo é bacharel e até mestre em psicologia, o psicoterapeuta tem formação em outras áreas voltadas para auxiliar a saúde emocional do paciente.