Qual é a diferença entre propofol e midazolam?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para a sedação, a curto prazo (£24h), de pacientes sob ventilação mecânica, o propofol e o midazolam são drogas seguras e eficazes. O propofol é mais eficaz, já que possibilita uma sedação mais superficial e um despertar mais rápido, enquanto que o midazolam interfere menos com a estabilidade hemodinâmica.

Os pesquisadores verificaram que o droperidol foi mais eficaz para sedação e foi associado a menos episódios de depressão respiratória do que o lorazepam ou uma dose de ziprasidona.

Dormonid® injetável e Dormonid® comprimidos pertencem a um grupo de medicamentos chamado benzodiazepinas. O produto existe sob a forma de comprimidos e solução para injeção, sendo esta última de uso restrito a hospitais. Sua substância ativa nos comprimidos é o maleato de midazolam e nas ampolas é o midazolam.

Telozam 1mg/mL, caixa com 5 frascos-ampolas com 5mL cada de solução de uso intravenoso ou intramuscular.

Não havendo a disponibilidade de dexmedetomidina, o propofol surge como a alternativa mais adequada. O uso do midazolam deve ser evitado em casos que necessitem de sedação leve.

Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que propofol faz com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.

O Cloridrato de Midazolam solução é indicado para uso em pacientes adultos e pediátricos acima de 6 meses como sedativo, ansiolítico e para produção de amnésia antes de procedimentos diagnósticos, terapêuticos ou endoscópicos, ou antes de indução de anestesia.

O midazolam, o lorazepam e o propofol são os medicamentos mais usados para sedação em UTI 7,12,14. A escolha de um desses fármacos varia nos diferentes países.

CONCLUSÃO: O midazolam foi associado a maior efeito sedativo e cardiovascular enquanto o diazepam causou menor efeito sedativo e cardiovascular. A clonidina e o diazepam tiveram efeitos semelhantes na PA, na FC e na sedação.

Flunitrazepam – Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Boa noite, Cinderela” é uma mistura de alguns tipos de drogas facilitadoras de crime (DFC), que permite o ato sexual e/ou roubo com pouca ou nenhuma resistência da vítima. Alprazolam (Xanax ou Frontal), Flunitrazepam (Rohypnol), Ácido Gama Hidroxibutírico (GHB) e etanol são clássicas DFC.

O midazolam injetável apresenta efeito sedativo e indutor do sono muito rápido, de grande intensidade. Também exerce efeito contra ansiedade, contra convulsões e é relaxante muscular.

Devido a curta permanência do midazolam no organismo, o Dormire® pode ser administrado a qualquer hora, desde que o paciente se assegure de que não será perturbado durante as 4 horas seguintes. Desta maneira, não há receio da ocorrência de efeitos residuais ao despertar.

O lorazepam é mais indicado para idosos, pela menor incidência de efeitos paradoxais. Quando se deseja uma sedação mais prolongada, o diazepam é a droga de escolha.

É uma anestesia geral onde se utiliza apenas agentes venosos como Propofol, Remifentanil, Dexmedetomidina, Cetamina entre outros.

Fentanil® é um analgésico narcótico que se caracteriza pelas seguintes propriedades: rápida ação, curta duração e elevada potência (100 vezes maior do que a da morfina). A duração da analgesia obtida com Fentanil® depende da intensidade do estímulo doloroso.

A dose média de Propofol 2% foi de 1-6 mg/kg/h e de midazolam 0,05-0,4 mg/kg/h. Nenhum bloqueador neuromuscular foi utilizado e a duração média da sedação foi de 141,2 h para o grupo Propofol 2% e 140,5 h para o grupo midazolam.

Farmacocinética. O propofol só é adequado para uso intravenoso. Sua administração é ineficaz por via oral, intramuscular ou subcutânea. A sua aplicação causa dor devido à irritação direta e indireta da adventícia venosa, que pode ser reduzida com lidocaína e uso de veias de maior calibre.

É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

O maleato de midazolam comprimidos é medicamento de uso adulto, indicado para: Tratamento de curta duração de insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto, é grave ou incapacitante; Sedação, antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos.