Qual é a diferença entre profissão e ocupação?

Perguntado por: lgentil4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Por definição, PROFISSÃO é o nome do trabalho que a pessoa se preparou para desempenhar, seja ele em uma escola técnica ou em uma faculdade. A OCUPAÇÃO é o cargo exercido, ou seja, do que o profissional se ocupa.

Pode-se entender como 'ocupação' o lugar de um indivíduo na divisão social e técnica do trabalho. Tal divisão classifica e hierarquiza os indivíduos, o que envolve aspectos subjetivos e identitários.

Por exemplo, um Engenheiro (profissão) pode exercer a função de gerente financeiro (ocupação) em um banco, um pedagogo (profissão) pode ocupar-se de lecionar (ocupação) para os alunos do ensino infantil, um médico (profissão) pode administrar (ocupação) um hospital etc…

Em cadastros ou questionários, por vezes pede-se "ocupação", ao que a pessoa deve preencher com a sua profissão de formação ou trabalho que realiza no momento. As diferentes ocupações registradas no Brasil estão listadas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), ou também chamada de Código Brasileiro de Ocupação.

a) Privativa (multifamiliar); b) Coletiva (Pensionatos, asilos, internatos e congêneres); c) Transitória (hotéis, apart-hotéis, motéis e congêneres); II - Comercial (mercantil e comercial);

Candidato pode listar o cargo de interesse. Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras.

Por que você escolheu essa profissão: como responder

  1. 1 – Demonstrando a sua paixão. ...
  2. 2 – Falando sobre inspiração. ...
  3. 3 – Falando sobre as possibilidades de crescimento. ...
  4. 4 – Mencionando as suas habilidades.

O termo atividade foi definido como instrumento da profissão ou relacionado à ação dos sujeitos. Já o termo ocupação foi definido como fundamental para a organização da vida humana, considerando que as atividades fazem parte das ocupações humanas.

Ocupação principal

  1. 01 – Membros Superiores e Dirigentes do Poder Público.
  2. 02 – Dirigentes e Gerentes.
  3. 03 – Profissionais das Ciências Exatas, Físicas e da Engenharia.
  4. 04 – Profissionais das Ciências Biológicas, da Saúde e Afins.
  5. 05 – Profissionais das Ciências Jurídicas Sociais e Humanas.

Trabalho e Emprego são sinônimos? Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.

No seu caso, como estudante de graduação, é possível publicar dados referentes a bolsas, estágios profissionais, trabalhos de pesquisa, seminários etc. Além disso, o aluno pode destacar a participação em cursos em geral, como os relacionados à profissão, ou mesmo, os de aprendizado de um novo idioma.

Quando uma pessoa aposenta-se e deixa de praticar sua profissão, usualmente é utilizado o termo “aposentado” como profissão para a mídia. Podemos citar outros exemplos de termos utilizados que não são profissão: Aposentado, Bicheiro, Usuário etc.

Natureza da ocupação refere-se à condição mais ampla em função da qual o contribuinte está inserido no mercado de trabalho, daí a existência de opções como “Empregado de empresa do setor privado”, “Profissional liberal” ou “Bolsista”.

QUAL OCUPAÇÃO É A TUA? Quando os marinheiros perguntaram a Jonas qual ocupação era a dele, devido as suas superstições, pois se vê no capítulo, que eles sacrificavam aos seus deuses. Eles mostraram que uma pessoa "vagal", sem ocupação, traz problemas.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

A profissão de dona de casa é regulamentada? Felizmente, para a Previdência Social, a profissão “do lar” pode e deve ser regulamentada, já que a Lei nº 8.213/91, em seu artigo 13, estabelece o conceito de segurado facultativo.

Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. Profissão, por outro lado, é o que você estuda.

Como já citado, o registro do cargo CBO deve ser realizado na carteira de trabalho do colaborador, e pode ser consultado neste mesmo documento. Ele também poderá ser acessado por meio do portal do sistema de classificação do site do Ministério do Trabalho.

ÁREA DE OCUPAÇÃO INTENSIVA (AOI) - é a parte da cidade onde a concentração de pessoas e negócios deve ocorrer prioritariamente. ÁREA DE OCUPAÇÃO RAREFEITA (AOR) - é a parte da cidade onde deve haver baixíssima densificação e um maior cuidado com a natureza.

Código é 292.
Ocupação: Professorde Ensino Profissional.