Qual é a diferença entre profissão e cargo?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Já a profissão se refere a ocupação proveniente do diploma, seja ele de uma graduação, pós ou curso tecnológico. Nossa função são nossas tarefas e responsabilidades que realizamos diariamente no trabalho. E cargo é o nome dado a posição que ocupamos em determinado setor ou departamento.

Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. A profissão de alguém é a sua ocupação, podendo ser resumida ao cargo que aquela pessoa ocupa em vista da sua capacitação.

5 pontos que ajudam a escolher a profissão

  1. Afinidade com a área. Para ajudar na escolha da profissão, um dos primeiros pontos que devem ser observados é se você possui afinidade com a área. ...
  2. Aptidão. A aptidão é um ponto importante na escolha da profissão. ...
  3. Observe o mercado de trabalho. ...
  4. Salários. ...
  5. Teste vocacional.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

Destaque sua formação acadêmica e extracurricular
E aqui você não precisa limitar-se apenas ao universo acadêmico: cursos, aulas de idiomas, projetos pessoais, participação em eventos e atividades extracurriculares também ganham pontos para os recrutadores.

Desempregado ou desocupado
Uma das formas mais comuns de se referir a uma pessoa sem profissão é como "desempregado" ou "desocupado". Esses termos indicam que a pessoa não está trabalhando atualmente, mas podem ter uma conotação negativa ou pejorativa, especialmente no caso de "desocupado".

Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras. Deve ser informado o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante.

O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação profissional, a qual requer uma especialização formal.

A profissão é aquilo que está diretamente relacionado ao curso da faculdade, ou seja, é a função que você irá desempenhar. Existe a profissão de engenheiro, médico, jornalista, designer, entre outras. Para desenvolver uma profissão você precisa estudar, adquirir conhecimento e acumular experiência.

O profissional de administração conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida de processos de admissão, treinamento e demissão e organiza planos de carreira e programas de benefícios.

Uma pessoa com multipotencial é alguém que poderia seguir por vários caminhos diferentes na vida profissional porque tem interesses e conhecimentos diversificados. Por exemplo, alguém multipotencial se interessa tanto por matemática quanto por animais.

Seja em vendas ou gestão, a experiência de um profissional com mais de 40 anos pode ser uma oportunidade para passar ensinamentos a outras gerações e empresas. Nesse sentido, um consultor é um especialista na área, que fornece análises e conselhos aos clientes.

Brasileiros e brasileiras já têm em outubro um compromisso marcado: as Eleições 2022. Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os representantes políticos do povo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Acesse o portal de busca CBO do Ministério do Trabalho e, ao digitar um título como palavra-chave na consulta CBO, o Ministério apresenta todos os cargos relacionados à função. Para conferir a descrição de cada resultado encontrado, basta clicar em cima do nome do cargo.

O que é descrição de cargo? A descrição de cargo pode ser entendida como a formalização das características da posição e atribuições que cada colaborador tem dentro da empresa onde atua. Inclui itens como experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros.

Profissão (vendedor, auxiliar, analista, etc.) Essas informações podem ser preenchidas em formulários online sem a necessidade de envio de documentos. Alguns emissores, principalmente bancos, oferecem benefícios caso você envie documentos de identidade e comprovante de renda.

A ocupação enquanto ato de trabalhar, como serviço, é uma forma de dizer qual a função ou profissão da pessoa. Em cadastros ou questionários, por vezes pede-se "ocupação", ao que a pessoa deve preencher com a sua profissão de formação ou trabalho que realiza no momento.

Dentre as opções de trabalho para os aposentados no Brasil estão as atividades autônomas ou mesmo àquelas tradicionais de carteira assinada. Se estiverem regularizados, esses aposentados continuarão contribuindo com a previdência social, tendo direito a algumas vantagens por causa disso.

O objetivo sem cargo definido
Sendo assim, preencha no objetivo do currículo a área que deseja. Exemplo: Área de Marketing e Vendas. Área de Gestão de Pessoas.