Qual a diferença entre redundância é pleonasmo?
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.
Como identificar um pleonasmo?
Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância. Pode atuar como uma figura de linguagem - pleonasmo literário - ou como um vício de linguagem - pleonasmo vicioso.
Qual é o significado de redundância?
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia.
Qual o contrário de redundância?
O contrário de redundância é: Principais antônimos de redundância: 1. brevidade, concisão, laconismo, condensação.
Qual sinônimo de redundância?
Repetir a mesma ideia de forma diferente: 1 pleonasmo, repetição, tautologia. Uso excessivo de palavras: 2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade.
É errado usar redundância?
A redundância ou tautologia, também chamada de “pleonasmo vicioso”, é um vício de linguagem. Ocorre, portanto, devido à desatenção do enunciador. Desse modo, diferentemente do pleonasmo de reforço ou estilístico, a redundância não possui uma intenção expressiva, e seu uso é condenado pela norma culta.
Qual é o sinônimo de pleonasmo?
1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.
O que é um pleonasmo Cite 5 exemplos com colocações em frases?
“Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal” (Fernando Pessoa) “Morrerás morte vil na mão de um forte” (Gonçalves Dias) “Tenha pena de sua filha, perdoe-lhe pelo divino amor de Deus” (Camilo Castelo Branco) “Quando com os olhos eu quis ver de perto” (Alberto de Oliveira)
É errado usar pleonasmo?
O pleonasmo é uma figura de sintaxe que não raro convém empregar como reforço para se conseguir vigor, expressividade mais intensa, maior clareza e para impressionar mais fortemente o receptor.
Quando ocorre redundância?
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
Quando é redundante?
O que é Redundante:
Ela tem origem do latim redundare, que significa “voltar”. Uma pessoa é redundante quando conta a mesma história por diversas vezes, não modificando o que diz ou prolongando o seu discurso, fazendo com que a mensagem esteja carregada de repetições.
O que quer dizer a palavra metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
O que é hipérbole é um exemplo?
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
O que são pleonasmos a pleonasmo é redundância são sinônimos?
Pleonasmo e redundância são sinônimos. Explicação: Isso mesmo, pleonasmo reforça algo que já foi dito e contribui para deixar algo redundante e repetitivo.