Qual é a diferença entre piso e azulejo?

Perguntado por: aguimaraes4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os azulejos e revestimentos para parede tinham uma resistência baixa sendo indicados exclusivamente para paredes, já os pisos tinham uma alta resistência. Assim, a distinção era clara de qual produto era indicado para cada situação.

Veja se há lascas no esmalte para identificar o tipo de azulejo. Olhe com atenção. Se o esmalte estiver lascado, será possível ver uma base branca ou marrom. Isso é um sinal de que o azulejo é uma cerâmica.

Os azulejos são revestimentos cerâmicos que, diferente dos ladrilhos hidráulicos, não são porosos e, dessa forma, dispensam o uso de impermeabilizante. O material pode ser usado nas paredes e, dependendo do fornecedor e do modelo, podem ser aplicados também no piso.

Além de embelezar as fachadas, o azulejo tinha a função utilitária de proteção em situações de umidade, característica do nosso clima tropical, agravadas nas cidades litorâneas ou cidades situadas às margens de rios.

Porcelanato

Pisos mais indicados para o banheiro
Porcelanato e cerâmica: dentre todas as opções disponíveis , o porcelanato e a cerâmica são os mais utilizados para revestir o chão do banheiro. Isso porque eles oferecem ótima durabilidade, alta resistência, beleza e fácil manutenção.

Pastilhas. As pastilhas são um excelente material para substituir o azulejo para banheiro. Elas são bastante utilizadas, pois conferem ao ambiente um ar de luxo e sofisticação. Além das tradicionais pastilhas de vidro de várias cores, ainda há opções em metal, que dão um acabamento diferenciado ao ambiente.

O que diferencia um piso de um revestimento? As principais diferenças estão concentradas no formato, composição e aplicação dos pisos e revestimentos. Dessa forma, os pisos são destinados a aplicações no chão e podem ter formatos variados. Já os revestimentos podem ser usados na parede, mas nem sempre no chão.

Fazer o assentamento de piso é uma etapa muito importante da construção ou reforma da casa. É a partir da instalação do revestimento que a residência começa a ganhar uma cara nova.

Azulejos

  • Brilhante: com esmalte de alto brilho;
  • Acetinado: esmaltado, porém com brilho menos intenso;
  • Estampado: esmaltado com diferentes desenhos e estampas.

Para saber a qualidade da cerâmica, verifique a PEI do piso que você está comprando, sendo que quanto maior ela for, mais resistente é o piso e melhor a qualidade de forma geral. Além disso, confira a resistência à abrasão, manchas, água e impactos.

A palavra azulejo tem origem árabe que significa pequena pedra polida utilizada para desenhar mosaico bizantino.

A palavra revestimento é usada para designar os acabamentos de piso e de parede como: azulejos, porcelanatos, cerâmicas, pisos cimentícios, pastilhas, pedras e outros. Ou seja, são todos aqueles materiais que revestem a alvenaria (camada externa das estruturas de paredes ou de pisos).

A cerâmica tradicional passa por processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a 1.150 graus celsius. Já o porcelanato é exposto a 1.200 graus celsius. Essa diferença de temperatura entre os materiais vai fazer com que o porcelanato tenha uma resistência maior do que a cerâmica.

Quais são as vantagens da azulejaria? De modo geral, os azulejos são peças decorativas resistentes à umidade e a manchas. Quando bem cuidados, podem durar toda a vida. Sendo assim, é comum que a sua aplicação seja feita em áreas molhadas, como a cozinha, lavanderia e banheiros.

1. Placa fina de cerâmica, geralmente quadrada, vidrada num dos lados, com desenhos e cores variadas, que se usa para revestir superfícies.

O azulejo para banheiro, assim como a cerâmica para banheiro, é um dos revestimentos mais queridos para esse tipo de ambiente e surgem cada vez mais opções de modelos para usar dentro dos mais variados estilos de decoração.

60 x 60 cm

A medida mais indicada de porcelanato para banheiros pequenos é 60 x 60 cm, mas às vezes, dependendo da largura e comprimento do ambiente, é possível utilizar duas ou três placas de 100 x 100 cm, sem recorte.

Invista em pisos antiderrapantes

  1. cerâmica com resistência ao escorregamento;
  2. porcelanato;
  3. pedras decorativas;
  4. pastilhas.

Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil de limpar e é ideal para áreas úmidas e externas; Polido: esse é o tipo mais sofisticado e, consequentemente, o mais procurado.

É verdade que a variedade de azulejos garante excelentes composições para espaços como a cozinha e o banheiro. Além disso, para espaços com grande umidade, esses materiais trabalham como uma barreira para a água. Contudo, mesmo com esses fatores positivos, a utilização de azulejos está longe de ser uma obrigação.

Tinta para pisos e azulejos
O produto mais indicado para essa aplicação é a tinta epóxi, resistente à umidade, sendo apropriada para banheiros e cozinhas. Dá para pintar de qualquer cor ou até misturar cores, mas, caso pinte os pisos de cores claras, será preciso tomar mais cuidado com móveis e cadeiras.