Qual é a diferença entre perda e desperdício?

Perguntado por: mteles . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

As perdas são práticas que acontecem antes dos produtos chegarem aos consumidores. Já o desperdício, está presente no final da cadeia produtiva, seja em casa, supermercados, restaurantes ou serviços gerais de alimentação.

substantivo feminino Ato ou efeito de perder ou ser privado de algo que possuía. Diminuição que alguma coisa sofre em seu volume, peso, valor. [Comércio] Prejuízo financeiro: relatório das perdas da empresa. Falecimento de alguém: sentimos muito pela sua perda.

– Desperdício são recursos que não agregam ao produto nem ao cliente. Em geral, são materiais ou tempo usados além do necessário ou de forma indevida e que acabam por aumentar os gastos da empresa.

A perda de alimentos é a uma categoria maior, e incorpora qualquer alimento comestível que não é consumido em qualquer estágio da cadeia produtiva. Isso inclui: culturas deixadas no campo, alimentos que estragam no transporte e.

O foco está nos oito tipos de desperdício: superprodução, defeitos, estoque excessivo, atividades desnecessárias, transporte excessivo, longas esperas, movimentação desnecessária e capital humano mal aproveitado.

Para o diretor de Inovação, Produtividade e Tecnologia do Senai no Espírito Santo, Mateus Simões de Freitas, o desperdício é qualquer atividade que consome recursos, mas não cria valor para a empresa.

Os 7 desperdícios

  • Tempo de espera. O que é ...
  • Defeito. O que é: ...
  • Transporte. O que é ...
  • Movimentação. O que é ...
  • Estoque. O que é ...
  • Superprodução. O que é ...
  • Superprocessamento. O que é

Aparece na primeira e terceira pessoas do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha.

Perda e perca possuem significados distintos, mas ambas são corretas na Língua Portuguesa.

Perca é verbo, enquanto perda é substantivo. O uso incorreto de perca ou perda é um dos erros de português mais frequentes. Isso acontece porque essas palavras são parônimas, o que quer dizer que elas são parecidas tanto na grafia como na pronúncia, mas têm significados diferentes.

Isso quer dizer que o desperdício é aquilo que se gasta de maneira excessiva ou desnecessária, que poderia ser aproveitado de alguma maneira. Esse desperdício pode ocorrer em diferentes situações e traz prejuízos financeiros.

ineficiência no transporte e armazenamento; exigências em excesso por parte dos centros de distribuição; pouca informação por parte dos consumidores no momento de comprar um alimento orgânico; descarte indevido de legumes e frutas.

Veja as principais causas do desperdício apontadas pela pesquisa: Falta de comunicação entre produtores e supermercados: o estudo avaliou atividades de distribuição, armazenagem, exibição, manuseio e descarte de frutas, legumes e verduras em lojas e centros de distribuição.

Quested: O desperdício de alimentos gera todos os impactos ambientais da produção de alimentos (uso intensivo e poluição da terra e dos recursos hídricos, exacerbação da perda de biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa) sem nenhum dos benefícios de alimentar as pessoas.