Qual é a diferença entre partilhar e compartilhar?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Os verbos partilhar e compartilhar são, de facto, sinónimos, quando significam «fazer a partilha de, compartir»: (1) «A Leonor e a amiga partilharam o lanche.» (2) «A Leonor e a amiga compartilharam o lanche.» Porém, o verbo partilhar apresenta significados que não são partilhados (este é um deles!)

Participar de alguma coisa; Partilhar algo com alguém, Compartir algo ou alguém...

Compartilhar, nos sentidos de ter ou tomar parte em, partilhar com, admite as seguintes construções: a) Com objeto direto. Exemplo: Amigos compartilham alegrias e tristezas.

verbo transitivo direto e bitransitivo Dividir em muitas partes; repartir com alguém: partilhou a comida; partilhou seus bens com os filhos. Realizar a partilha de: partilhou a empresa familiar; partilhou a empresa familiar com os primos.

Partilhar é conectarmo-nos uns com os outros. Partilhar é desenvolver um sentido de maior gratidão por aquilo que temos. Porque partilhar é estar disponível para pensar nas necessidades do outro. Partilhar é uma forma de promover as relações interpessoais.

compartilhar (verbo) -

Significado de Compartilhado
Compartilhado vem do verbo compartilhar. O mesmo que: aquinhoado, compartido, partilhado, quinhoado, comparticipado, repartido, distribuído.

O compartilhar ideias permite receber novas ideias. Quando ouvimos, somos impelidos naturalmente a gerar novos pensamentos, os quais também podemos compartilhar para desenvolver melhores ideias em conjunto.

Algo que e doar-se pelo outro, que não seja so no lado material, um doar-se para o seu próximo na sua felicidade.

Devemos orar, jejuar e obter o espírito de profecia. Depois de fazermos todas essas coisas, poderemos ensinar pelo poder e autoridade de Deus.

Resumo. O compromisso com o dízimo é a expressão concreta da partilha dos bens. Só quem é capaz de partilhar de si e dos seus bens pode compreender o significado do dízimo. A partilha dos bens perpassa toda a Bíblia.

Nós compartilhamos porque isso foi implantado em nós há milhares de anos. Compartilhamento está no centro daquilo que nos torna social e ser social é o que nos ajudou (e continua ajudando!) a aprender, crescer e florescer como uma espécie.

DIVIDIR é simplesmente partir em diversas partes. REPARTIR é dividir em partes, separar por partes, distribuir. Diz-se, portanto: “dividir” um círculo, uma linha; “repartir” uma herança, o lucro de um negócio. “Divide-se” o argumento de um sermão em três partes; “reparte-se” a riqueza entre os pobres.

Compartilhar o torna mais do que você é. Quanto mais você der para o mundo, mais a vida poderá retribuir. Sou grata pelos anos que passei com esta família. Por tudo que compartilhamos, pelas chances de crescimento.

Compartilhar e partilhar

  1. Os alunos partilharam o espaço na biblioteca. ( dividiram)
  2. Os alunos compartilharam o espaço na biblioteca. ( idem ao sentido supracitado)
  3. Os alunos compartilharam o espaço na biblioteca.

Quando a gente compartilha experiências as chances de transformar a vidas das pessoas aumentam. Quanto mais a gente compartilha nossos conhecimentos e experiências, mais conectadas as pessoas ficam ao mercado de trabalho.