Qual é a diferença entre paraplégico e tetraplégico?

Perguntado por: rramires4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Qual a diferença entre paraplegia e tetraplegia? Enquanto a paraplegia afeta apenas as pernas, a tetraplegia, também conhecida por quadriplegia, é diagnosticada quando a lesão na medula compromete o movimento dos 4 membros, os braços e as pernas, e o tronco.

Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico e acima de C4 interrompem o controle da respiração e ele para de respirar instantaneamente. Lesão grave acima da vértebra C4 provoca morte instantânea, embora não exista nenhum ferimento aparente.

Tetraplégico volta a andar naturalmente
Na pesquisa, os cientistas sugerem que uma ponte digital entre o cérebro e a medula espinhal permitiria o controle e a amplitude da atividade muscular, restaurando um controle mais natural e adaptativo para ficar em pé e caminhar em pessoas com paralisia devido a lesão medular.

Mas em caso de tetraplegia, quando há a lesão completa da medula, os casos são irreversíveis. Até o momento não existe cura para a tetraplegia, não há nada que possa reverter uma lesão medular completa.

Nesse sentido, é importante esclarecer que apesar de terem uma característica biológica peculiar que leva a algumas dificuldades, os cadeirantes têm desejo sexual e podem fazer sexo. Por consequência, a pessoa cadeirante pode ter filhos.

Tetraplégicos não conseguem transpirar, por exemplo, e isso exige um cuidado especial com a temperatura ambiente. As necessidades fisiológicas também requerem uma atenção diferente. "Pelo fato da lesão ser alta, ela atinge uma região da medula que faz uma regulação automática de uma série de ações da gente.

Cientificamente falando, a paraplegia ocorre no momento em que as vias motrizes do sistema piramidal do sistema nervoso periférico, habitualmente a nível da medula espinhal, são interrompidas medial e bilateralmente, afetando os membros inferiores, ou toda parte inferior do corpo.

É comum dizer que tetraplégico é aquele que não tem movimento do pescoço para baixo, mas existem sim pessoas com tetraplegia que movem os braços, que perderam a funcionalidade apenas do peito para baixo e pessoas que mantêm a capacidade de mover as pernas e os braços.

Resposta. Por que as vértebras afetadas que o deixaram tetraplégico comandam apenas os movimentos do tronco e membros, e não as que fazem a cabeça e o pescoço se moverem. todos os comandos que seu cérebro manda para os membros abaixo do pescoço passam pela coluna!

Medicamente, é mais usual falar de tetraplegia quando se trata de lesão medular e de quadriplegia quando se trata de lesão encefálica com comprometimento dos quatro membros.

Embora os dados do censo brasileiro de 2000 não forneçam informações detalhadas, pode estimar em cerca de 200.000 pessoas portadoras de tetraplegia no Brasil. Sob diversos aspectos, um indivíduo tetraplégico está em ampla desvantagem em relação a uma pessoa normal.

"A mensagem principal é que, quando recebe a informação apropriada, a medula espinhal tem a capacidade de reaprender a andar em indivíduos com lesão motora completa, mesmo após anos da lesão", disse ao Medscape a autora principal Claudia A.

A coluna cervical localiza-se na parte alta, e é composta por sete vértebras, denominadas: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2), Vértebra Cervical 3 (C3), e assim sucessivamente, C4, C5, C6 e C7.

A espasticidade é causada por dano ou lesão a uma parte do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal) que controla o movimento voluntário. Este dano interrompe sinais importantes entre o sistema nervoso e músculos, criando um desequilíbrio que aumenta a atividade muscular ou espasmos.

Mas um assalto mudou seu destino por completo: ele levou dois tiros, um no quadril e outro no ombro, que também atingiu a medula. O diagnóstico foi duro: tetraplegia.

O sinal mais notório da tetraplegia é a paralisia dos membros superiores e inferiores.

Os tetraplégicos, por terem mobilidade e funcionalidade reduzidas, podem ser mais vulneráveis a condições como espasticidade, fraturas, osteoporose, trombose venosa profunda, disreflexia autonômica, complicações respiratórias e distúrbios cardiovasculares.

A tetraplegia ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros, em grau variável causa distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve.