Qual é a diferença entre orgulho e vaidade?

Perguntado por: squarteira3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Se a vaidade tem a ver com o que queremos que os outros pensem de nós, o orgulho está mais relacionado à opinião que temos de nós mesmos, à autopercepção. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa, e é preciso destacar que nem sempre o orgulho é ruim.

É árduo para a vaidade entender que não somos melhores do que ninguém, por isso o segredo é trabalhar o melhor de ti, e nunca o que esperam de ti. O ego garante a existência de nossa individualidade, pois é a soma inconsciente de nossas vivências, mas antes de entender a personalidade é necessário entender a essência.

Segundo o dicionário, a vaidade pode ser definida como a “valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros”. E se nós pudéssemos medir esse reconhecimento?

Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).

adjetivo Que tem vaidade; que se importa muito com a própria aparência. Que dá importância a futilidades; fútil. Que expressa orgulho em relação ao próprio sucesso ou se alegra com o sucesso de alguém próximo; orgulhoso.

A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante.

Qual é a diferença entre o orgulho e o ego? – Quora. Na minha perspectiva, o orgulho, que é um sentimento de prazer, pode ser dependente de um situação específica, um momento onde você se sente ou fica orgulhoso. O ego, que é o núcleo da personalidade do indivíduo, é a representação que indivíduo tem de si.

Avaliação exagerada de si mesmo: 1 imodéstia, presunção, convencimento, pretensão, soberba, ostentação, garganta, afetação, esnobismo, inflação, narcisismo, pedantismo, pedantice, orgulho, sobranceria, vanglória, jactância, veleidade, ufania, enfatuação, pompa, empáfia, fatuidade, vacuidade, inchação, tesura.

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidadesignifica o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

As vaidades não nos tornam apenas chatos, a vaidade nos tornam infelizes e incapazes de amarmos. Como todo vício moral, a vaidade impede uma apreciação precisa da realidade. Quem porta esse defeito não percebe que apenas se complica, ao cultivá-lo. Que seria muito mais feliz ao viver com simplicidade.

Em 1273, a Suma Teológica de São Tomás de Aquino fez a revisão dos pecados listados pelo Papa Gregório e os classificou novamente. Tal reclassificação resultou na lista dos atuais sete pecados capitais: luxúria, soberba (vaidade), preguiça, inveja, gula, avareza e ira (raiva).

Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.

O orgulho causa problemas até antes de um relacionamento ser estabilizado. Vivemos na era do desinteresse, onde as pessoas, orgulhosas demais, não demonstram o que sentem e não buscam o que desejam.

No Inferno de Dante, o castigo para a soberba era forçar o orgulhoso a andar com uma imensa placa de pedra nas suas costas, para que tivesse o sentimento de humildade.

Uma pessoa com vaidade assim acaba se transformando em alguém com egoísmo também. Seriam esses os indivíduos que se têm, a todo momento e lugar, como o centro das atenções.