Qual é a diferença entre orgulho e egoísmo?

Perguntado por: etorres9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O egoísmo é um amor próprio exagerado, disfuncional, um orgulho e uma presunção. A pessoa leva em consideração somente suas opiniões, interesses e necessidades.

Egoísta é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquele indivíduo que trata só de seus interesses, que só consegue pensar em si mesmo, em seus desejos e necessidades.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados à psicanálise e à filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, pelo superego e pelo id.

Orgulho Autêntico é aquele no qual o sucesso é explicado com base no esforço despendido para determinada conquista. Orgulho Arrogante envolve explicar o sucesso com base em suas próprias habilidades.

substantivo masculino Altivez de quem faz alarde de suas próprias qualidades; arrogância. Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa: tenho muito orgulho do meu filho!

"O egoísta sempre quer levar vantagem, mesmo que não seja algo tão explícito. É o tipo de pessoa que não empresta. Não abre mão de nada nem ajuda o outro em prol do bom relacionamento e cidadania.

O egoísmo é uma característica ou condição da pessoa que busca exclusivamente a sua felicidade e satisfação pessoal. Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural.

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Uma pessoa de ego inflado é aquela que se vangloria o tempo todo, que é autoconfiante em excesso, que se acha melhor do que todo mundo e que não aceita ser questionada, pois, é claro, está sempre certa.

O egoísmo adoece a mente. Egoísmo não é você cuidar bem de si mesmo, mas é cuidar só de você. Doenças mentais podem ser desenvolvidas por causa do egoísmo.

Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.