Qual é a diferença entre oração e meditação?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Meditar é arrumar a casa, perceber uma tristeza que não cabe mais, organizar as suas energias no maior potencial. Já orar significa você conectar a sua melhor versão com o Infinito Divino, aquilo que chamamos de Deus, que vem e nos toca, permeia tudo o que existe e nos abençoa a cada instante.

7 dicas para chegar à meditação profunda e rezar melhor

  1. Procure um local adequado e use roupas confortáveis. ...
  2. Escolha o melhor horário. ...
  3. Desconecte-se do exterior. ...
  4. Observe sua postura e respiração. ...
  5. Esteja comprometido com a oração e seja perseverante. ...
  6. Busque ajuda com a meditação guiada. ...
  7. Se for necessário, recomece.

O que é meditação cristã A meditação cristã é alinhada com os preceitos do cristianismo. Onde se tem por prática repetir uma palavra ou uma oração específica a fim de conectar-se com a experiência divina. Este tipo de meditação foi incorporado por correntes da Igreja Católica.

A diferença entre meditação e oração é que na oração você só pede e não ouve; na meditação você silencia para ouvir as respostas. A questão é bem simples: você consegue ouvir enquanto está falando? Há que silenciar para ouvir Deus.

A palavra bíblica para meditar significa literalmente “ruminar”. Isso não significa que devemos repetir as palavras à toa continuamente, mas devemos recordá-las ao dizê-las em voz alta. A melhor maneira de explicar isso é pensar em uma vaca no campo. De verdade, as vacas captaram a ideia correta sobre meditação.

SÓ EXISTEM 3 TIPOS DE MEDITAÇÃO:

  • Atenção Focada.
  • Monitorização Aberta.
  • Compaixão e Amor/Bondade Ilimitados.

Portanto, os principais tipos são:

  • Meditação zen ou zazen. Nesse tipo, a pessoa concentra em um princípio minimalista para alcançar a tranquilidade. ...
  • Meditação Budista Kadampa. ...
  • Meditação transcendental. ...
  • Raja Yoga. ...
  • Vipassana. ...
  • Meditação guiada. ...
  • Meditação mindfulness.

1 Concentrar-se em longas e profundas reflexões; refletir. 2 Submeter algo ao estudo do pensamento; ponderar. 3 Fazer um plano cuidadoso de algo; projetar. 4 Rel Fazer meditação, a fim de estabelecer uma relação com elementos divinos.

Está comprovado que o hábito diário da meditação e da oração impactam a capacidade de atenção plena (do inglês mindfulness). Essa é a habilidade de estar presente no momento agora, sem preocupação exagerada com o futuro. Ou seja, sem ansiedade.

Leia a Bíblia.
Abra-a e leia o versículo (ou versículos) com o qual quer meditar. Reserve todo o tempo de que precisar para compreender as palavras e, depois, marque onde parou; você vai ter de consultar o mesmo trecho várias vezes. Depois de ler a passagem uma vez, volte ao início e recomece.

Pessoas com alguns tipos de distúrbios psiquiátricos não podem meditar. Há casos de gente que tem dopamina (uma substância química no cérebro) em excesso e a meditação amplifica essa substância, o que pode levar a alucinações”, afirma Nitsche.

4 dicas do que você NÃO se deve fazer durante a meditação

  • Criar a expectativa de que você não vai pensar em nada. Essa talvez seja a maior frustração para alguém que tenta meditar. ...
  • Ter uma atitude muito autocrítica. Meditar não é nada fácil! ...
  • Forçar uma postura. ...
  • Não marcar um horário para meditar.

A meditação limpa todos esses padrões, crenças, medos, culpas e tristezas. Tudo que está no nosso subconsciente. Ela desbloqueia energias, cura feridas e traumas, e as lágrimas podem ser o processo ou o resultado do processo.

Um dos seus grandes benefícios é que ela ajuda o praticante a reduzir o estresse e a lidar com as emoções, inclusive, com a dor e o sofrimento. A pessoa se torna mais autoconsciente, entende seus pensamentos e suas sensações, e, ao olhar para si, descobre a paz mesmo nas situações mais adversas.

Para conhecermos a Deus e a Sua vontade, precisamos meditar em Sua Palavra. Ela é fonte de alimento para a alma e apresenta lições e princípios que devem direcionar a nossa vida. Porém, é fundamental refletir sobre como recebemos e absorvemos o que estamos lendo, guardando todo esse conhecimento em nosso coração.

Siga nossas dicas e comece a meditar hoje mesmo!

  1. Prepare-se para meditar. ...
  2. Reserve um momento específico para a meditação. ...
  3. Use um cronômetro. ...
  4. Descubra uma posição confortável. ...
  5. Foque em sua respiração. ...
  6. Escaneie seu corpo. ...
  7. Utilize a meditação guiada.