Qual é a diferença entre olhar e ver?

Perguntado por: afelix9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O olhar, segundo Márcia , é mediado ,lento, analítico, traz sentimento, requer atenção, contemplação , porque remete a uma reflexão, enquanto o ver é imediato. Ver é um “olhar” frio, sem interesse, não aguça nossa vivência, não traz ação e não provoca atitude.

Para ver o mundo é necessário treinar o senso crítico, para não se manter no senso comum, sabendo assim, enfrentar os problemas e saber enxergar os pontos de vista de cada um, mantendo a moral e a empatia.

Só podemos ver quando aprendemos que algo não está à mostra e podemos sabê-lo. Portanto, para ver olhar, é preciso pensar. Ver está implicado ao sentido físico da visão. Costumamos, todavia, usar a expressão olhar para afirmar uma outra complexidade do ver.

substantivo masculino Ato de olhar, de mover os olhos para ver, para enxergar: fiquei apaixonada pelo seu olhar. Maneira de olhar que traz consigo emoções, sentimentos: seu olhar reflete sua dor. [Por Extensão] Modo próprio de enxergar um assunto, tendo em conta uma opinião ou posicionamento pessoal.

Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria voz. O olhar é tão valorizado que há milênios os egípcios já maquiavam a região dos olhos. Hoje existem muitas maneiras de valorizar a região dos olhos.

Quem só vê e não olha, e não lê o mundo, fica vazio.

Olhar além, significa ver grandes oportunidades de antemão.

Perceber tem haver com a percepção do que estar ao nosso redor, tendo muito mais ligação com os sentidos tato, olfato, visão, etc. Diferentemente, imaginar tem muitos mais haver com coisas que não estão ao nosso redor, que não existem, coisas abstratas como dragões, monstros, fadas, etc.

Quantas coisas cabem em um olhar! É tão expressivo, é como falar. (Clarice Lispector)

Significa a análise e estabelecimento da ligação entre o que pensamos, sentimos e a forma como agimos. Pressupõe uma autoavaliação precisa das nossas forças e limitações e a confiança nas capacidades e valores próprios.

O processo de olhar pra si é um exercício para os corajosos, que nem todos fazem, porque é dentro de nós mesmos que encontramos todos os defeitos que vemos no outro. É difícil de aceitar que só identificamos aquele defeito no coleguinha, porque ele está na gente.

O contato visual constante e o famoso “olhos nos olhos” sempre foram considerados sinais clássicos de uma pessoa que demonstra interesse afetivo. Mas uma recente pesquisa realizada pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, aponta que o olhar fixo nem sempre indica uma iniciativa de relacionamento amoroso.

Alguns psicólogos até recomendam desviar o olhar como uma estratégia para ajudar crianças pequenas a responder perguntas. Além de fazer nosso cérebro trabalhar mais, a pesquisa também mostra que o contato visual molda a percepção da pessoa que está nos olhando.

A importância do olhar
Se pararmos para analisar, o contato visual é algo primitivo, faz parte do instinto humano, e que não podemos perder. Ao olhar nos olhos de alguém, mexemos com várias áreas cerebrais, em um sistema que integra cognição, emoção e ação.

O olhar é a linguagem refletida diretamente do coração. Transborda, diz tudo, é transparente. Não importa o tamanho, a cor e o formato, a belezura maior fica na mensagem que comunica, mensagem essa acompanhada de seus complementos, como a postura corporal.

De quem é o olhar Que espreita por meus olhos ? Quando penso que vejo, Quem continua vendo Enquanto estou pensando ? Por que caminhos seguem, Não os meus tristes passos, Mas a realidade De eu ter passos comigo ?

Veja a confirmação nessa passagem: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra” (Salmos 121.1-2).

A cabeça levemente inclinada e o olhar que vai da cabeça com intensidade e desliza até a altura dos quadris normalmente. Esse é considerado um olhar de desejo e que pode ser observado quando a pessoa possui interesse em você.

Mantenha o olhar fixo no dele por cerca de oito a dez segundos, aproximadamente. O cérebro precisa desse intervalo de tempo para interpretar um gesto da maneira correta. Além disso, uma olhada mais longa demonstra segurança e determinação, o que também ajuda para que ele devolva o interesse.

As pessoas te olham porque você é bonito, porque você mobiliza nelas uma gratificação. Isso é muito diferente de elas te invadirem, te machucarem, no plano físico. Será importante você aprofundar o entendimento disso. Se você recordar, muitas vezes você ouviu alguém falar: "aquela pessoa é metida".

Ao notar que o sujeito parece desinteressado ou irritado, é possível que o comportamento não tenha nada a ver com você, e sim com o que ele está sentindo. Não cruzar o olhar dele com o seu também pode significar que ele não concorda com o que você está dizendo, mas que não está muito confortável em deixar isso claro.